Direção da Usina Foz do Chapecó desmente boato de rachaduras em barragem

Direção da Usina Foz do Chapecó desmente boato de rachaduras em barragem

31 de maio de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Mensagem de áudio se espalhou por meio de aplicativo. A direção da Usina Foz do Chapecó, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul, divulgou, ainda na manhã de terça-feira (30), uma nota desmentindo boatos difundidos por whatsApp, de que a estrutura da barragem estaria com rachaduras que poderiam comprometer sua integridade. Tais danos poderia causar a ruptura da barragem e destruir cidades e povoadas localizadas abaixo dela.

    Em nota, a direção da Foz do Chapecó Energia diz que foi informada de que alguns boatos estão circulando na região da Usina e questionam a segurança da barragem e as obras que estão sendo realizadas nas estruturas da hidrelétrica. Estes boatos deixaram as comunidades locais preocupadas e, por isso, é de suma importância esclarecer as dúvidas existentes com informações oficiais e corretas.

    Primeiramente, deve-se lembrar que as obras em andamento na Usina estão sendo executadas desde o início do ano. São obras de manutenção e alguns reparos pontuais, nas estruturas da barragem e do vertedouro, e têm como objetivo conservar o empreendimento, garantindo sua longevidade.

    Não existe qualquer fragilidade nas estruturas da Usina que possa comprometer sua segurança, seu funcionamento ou pôr em risco a população. A barragem é extremamente segura e foi projetada para suportar cheias de volumes muito superiores aos já ocorridos no passado.

    Lamentamos que algumas pessoas estejam disseminando estes boatos de forma irresponsável, sem qualquer fundamento, e gerando preocupação, e reiteramos que a Usina segue operando normalmente.

    A Foz do Chapecó Energia sempre prezou pela máxima segurança do empreendimento e atua dentro de todos os padrões determinados pela legislação pertinente.

    Fonte: WH3