Previsão é de chuva forte e persistente nesta quarta em SC

Previsão é de chuva forte e persistente nesta quarta em SC

31 de maio de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Defesa civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos no Estado. A chuva que cai em Santa Catarina desde o final da semana passada deve vir com ainda mais intensidade entre a noite de terça e quarta-feira. Em algumas regiões, como Sul, Serra e parte da Grande Florianópolis, pode chover nestes dois dias a média do mês inteiro. A chuva forte está prevista em todas as regiões catarinenses.

    A Epagri/Ciram prevê que nestes dois dias o acumulado de chuva chegue a 150 milímetros no Estado, uma quantidade bem alta para o período. Como já chove há alguns dias, o nível dos rios está elevado e o solo está encharcado, por isso há risco de deslizamentos e alagamentos.

    A Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado, principalmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Destaque para os municípios de Ituporanga, Palhoça, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Timbó, Pomerode, Balneário Camboriú, Vidal Ramos, Ponte Serrada, Xanxerê, Chapecó, Seara, Concórdia.

    Há também riscos de inundações em nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Cará, Rio Uruguai e todas as bacias do Litoral Sul.

    Na quinta-feira o ciclone que começou a se formar na terça-feira e que provoca as fortes chuvas vai em direção ao oceano.
    — Isso traz duas consequências: a primeira é que começamos a ter aberturas de sol. Nesse dia, a chuva será mais do Oeste ao Planalto e no geral fraca. A segunda é o vento que aumenta de intensidade ao longo do dia. Previsão de rajadas moderadas a forte entre 60 e 80 km/h — afirma o meteorologista Leandro Puchalski.

    O sol volta a aparecer no Estado na sexta-feira e sábado, porém no domingo a instabilidade volta a SC.

    Confira a previsão para os próximos dias em SC:
    Quarta-feira
    Previsão: chuva forte com acúmulo de 80 mm a 100 mm em todas as regiões, incluindo o Alto Vale do Itajaí. Nestes dois dias (terça e quarta-feira), o acumulado de chuva pode chegar a 150 mm no Estado e, em algumas localidades isoladas, esse total pode ser superado.

    Quinta-feira
    Previsão: no Oeste, Meio-Oeste e Norte do Estado tempo melhora no decorrer do dia. No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis persiste a condição de chuva e com altos volumes, acumulando elevados totais, em média de 50 mm a 70 mm.

    Fonte: WH3