Chuva deve dar trégua a partir desta quinta-feira

Chuva deve dar trégua a partir desta quinta-feira

31 de maio de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Previsão é de sol e tempo firme para o final de semana. Os últimos dias de maio foram marcados por um volume intenso de chuva em todo o estado, com a região Oeste entre as mais afetadas. Mas o tempo terá mudança a partir desta quinta-feira, dia 1º.

    Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, o ciclone que começou a se formar na terça-feira e vem provocando fortes chuvas segue em direção ao oceano, favorecendo a abertura do sol nos próximos dias.

    “Isso traz duas consequências, a primeira é que começamos a ter aberturas de sol. Nesse dia [quinta-feira], a chuva será mais do Oeste ao Planalto e no geral fraca. A segunda é o vento que aumenta de intensidade ao longo do dia. Previsão de rajadas moderadas a forte entre 60 e 80 km/h”, disse o meteorologista.

    A previsão é de predomínio do sol já para o decorrer de toda a sexta-feira, dia 2. A mesma condição vale para o sábado, dia 3. As temperaturas deverão ficar um pouco mais baixas, com a mínima chegando aos 6ºC nas noites e madrugadas do final de semana. Durante o dia a máxima será de 21ºC.

    Dias chuvosos
    A Defesa Civil segue monitorando o cenário de chuva em todas as regiões. De acordo com a Diretoria de Respostas aos Desastres (Dird), os dados mais recentes apontam que 44 cidades tiveram algum tipo de problema com o volume de precipitação dos últimos dias.

    Segundo atualizou o órgão no início da manhã desta quarta-feira, dia 31, os dados oficiais apontam 70 casas afetadas e 273 pessoas atingidas, com 75 desalojadas e 117 desabrigadas preventivamente.

    Ainda conforme a Defesa Civil, os municípios com os maiores acúmulos de chuva nas últimas horas são especialmente do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina: Ipumirim – 57mm, Concórdia – 56mm, Irani – 45mm, Lindoia do Sul – 44mm, Capinzal – 42mm, Ponte Serrada – 39mm, Seara – 37mm, Xaxim – 37mm e Dionísio Cerqueira – 35mm.

    Fonte: OESTEMAIS