Programa Céu Aberto: Primeira edição é neste sábado no bairro São Pedro

Programa Céu Aberto: Primeira edição é neste sábado no bairro São Pedro

31 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • A primeira edição do Programa Céu Aberto – A Prefeitura na sua Rua está marcada para o dia 03 de junho, sábado, em frente à Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, no bairro São Pedro. A cidade toda está preparando o Programa que irá inspirar as comunidades a organizem uma nova forma de se relacionar, se divertir, obter informações e acessar serviços de cidadania.

    Das 9hs às 17hs as famílias estão convidadas para tomar a rua em frente a Escola e curtir um dia diferente, com diversas atividades que já estão confirmadas: gincana educativa, contação de histórias, rua de lazer com brinquedos infláveis, troca-troca de livros, emissão de carteira de identidade, medição da pressão arterial, oficinas culturais, escolinha de diversas modalidades esportivas, exames de diabetes, manicure, massoterapia, orientação jurídica, atendimento psicológico, exposição de artesanato, teste de visão, orientações para abertura de empresas e elaboração de currículo, entre outros serviços. Tudo isso ao som de música ao vivo e apresentações culturais.

    Inspiração do Céu Aberto

     

    O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó com a parceria e o apoio de diversos órgãos e entidades da sociedade chapecoense. Inspirado no Projeto Comunitário “Las Ciclovias”, de Bogotá, na Colômbia, é um programa de ruas abertas para a cidade inteira, idealizado para unir ainda mais as pessoas, animar, oferecer, interagir e integrar a todos, a fim de facilitar o acesso a serviços de cidadania e atividades de lazer nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e esporte.

     

    O Prefeito Luciano Buligon ressalta que o Céu Aberto irá aproximar ainda mais o Governo das pessoas e de ações de cidadania. Segundo ele, este programa foi inspirado na Colômbia e chega como um presente para Chapecó no ano do seu Centenário. A ideia é provocar as comunidades para que se mobilizem a partir de uma Escola Municipal e organizem atividades e ações que tomem conta das ruas e unam as pessoas através da boa convivência. “Vamos começar neste sábado nos arredores da Escola Parque do São Pedro e nossa intenção é que a comunidade aos poucos assuma o Programa e torne essa atividade uma rotina no bairro”, enfatizou.

    Serão seis eventos do Programa Céu Aberto em 2017, sempre aos finais de semana. O cronograma ainda está em elaboração. Em um mesmo dia e local, também será possível despachar assuntos de interesse das comunidades junto ao Prefeito, Secretários e Diretores Municipais.

    A primeira-dama, Lúcia Muller Buligon destaca que as parcerias de diversos órgãos, empresas e entidades é fundamental para o andamento e execução do projeto, pois viabiliza a ampliação e a diversificação dos serviços oferecidos à comunidade nesta grande ação de cidadania.  “O Céu Aberto é um programa comunitário que exige um esforço conjunto e organizado de toda a sociedade chapecoense, buscando sempre o bem estar das pessoas e o acesso à cidadania dos chapecoenses”, completou.