Defesa civil alerta para temporais no oeste nessa quinta-feira (8)

Defesa civil alerta para temporais no oeste nessa quinta-feira (8)

8 de junho de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Chapecó – Desde o sábado 27 de maio até nesta quarta-feira 7 de Junho, são cerca de 11 dias de chuva em todo o estado de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, são aproximadamente de 29.350 pessoas afetadas pelas chuvas em SC. Em Chapecó, nos últimos 10 dias foram registrados cerca de 318 milímetros (mm) de chuva. Os dados foram registrados pela Epagri/Ciram.

    Antes desta instabilidade do tempo passar, a Defesa Civil emitiu mais um alerta para risco de temporais, especialmente na região Oeste, nesta quinta-feira (8). Conforme o boletim meteorológico divulgado pelo órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, o prazo de alerta fica mantido a partir das 6 hora da manhã desta quinta-feira, até às 3 horas da madrugada desta sexta-feira (9), em todo estado.

    A previsão indica chuva de moderada a forte, começando durante a manhã de quinta-feira, pelo Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, seguindo para as demais regiões na parte da tarde. O mau tempo deverá vir acompanhado de fortes rajadas de vento acima de 60km/h acompanhado de granizo. Ainda conforme a Defesa Civil, os acumulados de chuva previstos no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul é de 40 a 60 mm em média e pontuais em torno de 80 mm, especialmente no Oeste.

    Nas demais regiões como no Litoral Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí: média de 20 a 30 mm e pontuais de 40 mm. Já no Litoral Norte e Grande Florianópolis: média de 10 a 20 mm e pontuais de 30 mm.

    DESLIZAMENTOS

    Devido aos altos volumes e chuva registrados em todo estado nos últimos dias, há novos riscos de deslizamentos de terra, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Os dados foram apurados pelo (CENAD) Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

    A Defesa Civil orienta ainda que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.
    ‘Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.’ – orienta o órgão.
    MUDANÇA NO TEMPO

    O tempo começa a muda no decorrer de sexta-feira (9), onde o sol volta aparecer no estado com declínio acentuado de temperatura, devido a chegada de uma intensa massa de ar frio. Chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste, entre a madrugada e manhã.

    Em Chapecó os termômetros podem registrar a mínima de 5°C, e no sábado (10) a mínima prevista é 2°C. Não descarta a possibilidade de geada ampla na região Oeste

    Domingo (11/06):
    Tempo: tempo firme com sol em SC.
    Temperatura: baixa, temperatura próxima de 4°C a 6°C no Litoral e entre 1°C e -3 nas áreas altas do Estado, com condições de geada ampla.
    Vento: sudoeste, fraco.
    Texto Willian Ricardo.