Mais de 2,3 mil fora de casa no RS por causa da chuva

Mais de 2,3 mil fora de casa no RS por causa da chuva

31 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Subiu para 18 o número de cidades que decretaram situação de emergência no Estado devido à chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada. Já são mais de 2,3 mil pessoas fora de casa – 451 famílias desalojadas e 114 desabrigadas.

    Os dados são da Defesa Civil do Estado, que divulgou um novo balanço às 11h desta terça-feira (30).
    De acordo com o documento, 56 municípios sofrem danos provocados pelo mau tempo. A pior situação é em São Jerônimo e em Montenegro que, juntas, tem mais de 1,2 mil pessoas entre desabrigadas e desalojadas.
    A boa notícia é que o nível do Rio Uruguai está em declínio em São Borja e estacionado em Itaqui. Mas segue subindo nas cidades de Iraí e Uruguaiana.

    Os números da chuva no Alto Uruguai gaúcho

    A região do Alto Uruguai teve o maior registro de volume de chuva do estado ontem, segundo monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

    o maior volume das cidades monitoradas pelos pluviometros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

    Segundo a mesma fonte, Erechim registrou 154 mm de chuva nesta terça-feira(30). Na cidade de Erechim, segundo a mesma fonte, choveu 201 mm nos últimos 7 dias e 472,2 mm no mês de maio. A média histórica de chuva no mês é de 176 mm, segundo o Cemaden. Os números de estações pluviométricas controladas por entidades locais são divergentes, apontando um valor maior de chuva, totalizando pouco mais de 500 mm.

    Fonte: AU ONLINE