Prefeitura de Chapecó organiza operação pós-chuvas

Prefeitura de Chapecó organiza operação pós-chuvas

1 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • As máquinas estão prontas para tomar as ruas e as estradas do interior após a instabilidade deixar o Estado, nesta quinta-feira (01-06). Depois do mês de maio registrar a maior precipitação dos últimos tempos, o cronograma de atividades de três pastas da Prefeitura de Chapecó precisou ser reorganizado. Os responsáveis pelas Secretarias de Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a Superintendência Regional da Efapi se reuniram nesta quarta-feira (31-05) com o Prefeito Luciano Buligon para planejar o trabalho de recuperação do foi deteriorado com a umidade persistente e o grande volume de chuva dos últimos dias. Além disso, nesta manhã, muitos serviços urbanos que tiveram que ser interrompidos em função das condições climáticas severas, já foram retomados.

    Na cidade, serão intensificadas as atividades de tapa buracos, manutenção da iluminação pública, coleta de podas, tubulação, galerias e limpeza de galerias, tubulação, bocas de lobo e de córregos, com a devida licença ambiental. No interior, segue o trabalho de manutenção das estradas, com prioridade aos acessos de comunidades e trechos em que transita o transporte escolar. “Nossa preocupação é a qualidade dos serviços de recuperação, com prioridade a um trabalho de maior durabilidade. As máquinas estão retornando para o trecho conforme cronograma estruturado, e de acordo com as demandas prioritárias de cada região. De qualquer forma, sabemos que o trabalho só será efetivo, se o tempo colaborar”, destacou o Prefeito Luciano Buligon.

    Secretaria de Infraestrutura Urbana

    Iniciará uma força tarefa com cerca de 300 pessoas, entre servidores e detentos da Penitenciária Agrícola de Chapecó, atuando principalmente na limpeza de tubulação, galerias e bocas de lobo. Uma equipe estará focada na vistoria e posterior manutenção da sinalização viária vertical (placas). Nesta manhã já foi retomada a coleta de galhos, seguindo o cronograma por regiões. O trabalho de manutenção das vias com todo o parque de máquinas inicia por dois bairros: Seminário e Saic. Após o tempo estabilizar, serão retomados, também, os serviços de tapa buracos e a troca de lâmpadas públicas. Se o tempo colaborar no final de semana, os serviços continuam.

    Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

    As máquinas retornaram para o trabalho de manutenção das estradas do interior nesta quinta-feira nas seguintes localidades: Aeroporto e Linha Marcon. As equipes também atenderam solicitações de serviços de emergência como a desobstrução de vias e bueiros na Colônia Bacia.

    Nos próximos dias, com tempo bom, o trabalho será concentrado nos seguintes serviços:

    • Conclusão das atividades na Linha Praia Bonita;
    • Manutenção e reparos nas estradas nas Linhas Rodeio Bonito, Lajeado Veríssimo, das Palmeiras, São Rafael, São Vendelino e Marcon;
    • Retorno com o maquinário em trechos recentemente recuperados, mas danificados em função das últimas chuvas, nas regiões dos Distritos de Alto da Serra e Marechal Bormann: Linhas Antinhas e Pedro e Paulo.

    Superintendência Regional da Efapi

    O maquinário da Superintendência da Efapi já retornou para o trecho naquela grande região. O trabalho de recuperação nas vias de tráfego do transporte escolar será intensificado nesta sexta-feira (01-06) e se estenderá durante o final de semana, caso o tempo colabore. Nos próximos dias secos os serviços estarão concentrados nas seguintes comunidades: Lajeado Neckel, Linha Boa Vista e Faxinal dos Rosas. Na próxima semana, a estrutura retorna para a região onde estava antes das últimas chuvas: acessos à Colônia Bacia e a Colônia Cella, contribuindo para o transporte e escoamento da produção.