Realizada a primeira etapa da Olimpíada de Matemática

Realizada a primeira etapa da Olimpíada de Matemática

7 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Aconteceu na última terça-feira (06), nas instituições educativas da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, a primeira etapa da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM). Neste ano participaram 3.700 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.

    Dentre os objetivos da prova está estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos, incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

    A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas brasileiras e neste ano também incluí as escolas privadas. Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Em 2016 Chapecó conquistou 3 medalhas e 57 menções honrosas, com alunos das escolas municipais, estaduais e federais.

    De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, “a matemática é uma grande ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem e a OBMEP vem a contribuir e incentivar nossos educandos, melhorar a qualidade de ensino e auxiliar na resolução de problemas cotidianos e lógico-matemáticos”, disse.