Escola de Artes completa 38 anos

Escola de Artes completa 38 anos

7 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • A Escola de Artes de Chapecó completou na última semana 38 anos de história. O aniversário foi comemorado com toda a comunidade escolar, com inúmeras apresentações que mostraram um pouco do trabalho que acontece com crianças, jovens e adultos na instituição.

    Hoje mais 1 mil alunos de 3 a 60 anos participam de cursos nas áreas de artes visuais, cênicas e musicais. A instituição foi idealizada em 1976 pelo Conselho Municipal de Cultura e iniciou suas atividades em 1979 por meio da Lei Municipal 052/79, pelo Prefeito Milton Sander, com a missão de trazer arte e cultura à comunidade sem fins lucrativos.

    De acordo com a Secretária de Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Roselaine Vinhas, que já foi aluna e professora na Escola, “a Instituição carrega um valor muito importante para a comunidade. A partir se sua abertura abriu-se também as portas para a formação técnica e intelectual de vários artistas e apreciadores das artes, valorizando as produções locais. Além disso a cultura foi inserida efetivamente na formação das pessoas, humanizando e sensibilizando os cidadãos, através da arte”, enfatiza.

    A Escola, que começou com dois cursos disponíveis à comunidade, hoje conta com 36 cursos e oficinas, exercendo uma grande contribuição para o ensino técnico artístico.

    “Com a criação da escola muitos artistas que antes precisavam deslocar-se ou mudar-se para grandes centros, encontram em Chapecó o ensino técnico para as artes. Esse acesso descentraliza a informação, oportuniza o conhecimento e democratiza o acesso a arte e a cultura”, disse a Diretora da Escola de Artes, Emanoélli Capello.

    O principal objetivo da escola é proporcionar a construção do conhecimento e interação através do ensino das artes com base no exercício da cidadania e na vivência dos valores artístico-culturais, promovendo um espaço cultural, intelectual e educativo. Neste ano a instituição abriu um novo espaço destinado para expôr o trabalho dos alunos das áreas de artes visuais.  A Galeria Acervo tem entrada gratuita e traz inúmeras obras com diferentes temáticas.

    “Além de oportunizar o acesso ao conhecimento, a escola é uma grande incentivadora das ações culturais. Está a frente de eventos tradicionais em Chapecó, como a Maratona Fotográfica e o Dança Chapecó, além de realizar inúmeras apresentações artísticas gratuitas que envolvem a comunidade e trazem movimento as ações culturais no município”, disse Roselaine.

    Para mais informações sobre a Escola ou interesse em cursos e oficinas, entre em contato e tenha mais informações pelo telefone 3328 6068.