Cores são tema de projeto em CEIM

Cores são tema de projeto em CEIM

10 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Permitir aos alunos conhecer e nomear as cores, possibilitando a ampliação do vocabulário e exploração de objetos e ambientes que os cercam, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e habilidades motoras. Esse foi o objetivo do Projeto Magia das Cores, trabalhado com as turmas do Maternal do Centro de Educação Infantil Municipal Brincar e Aprender II.

    Dentro deste projeto surgiu a atividade “Explosão das Cores”, uma experiência para mostrar as cores se transformando. A professora usou corante alimentício com cores primárias, leite, hastes flexíveis embebidas em detergente de cozinha. Cada criança de uma vez transformou um cantinho de uma só cor em diversas. Eles também confeccionaram a própria massa de modelar com cores primárias. De acordo com a professora de linguagens, Raqueli L. G. Nogueira, com o projeto foi possível explorar as cores secundárias a partir das primárias ficou fácil e divertido, despertando ainda mais o interesse das crianças pelo assunto. “Fui muito feliz o escolher este tema para o maternal, me realizo a cada relato dos pais quando chegam contando sobre a aprendizagem dos filhos, que tudo que enxergam cometam sobre se há ou não cores primárias”, comentou.

    O objetivo principal do projeto era fazer com que as crianças identificassem as cores primárias, mas foram muito além. A aluna Raíssa Locatelli de 03 anos disse que gostou de conhecer as cores primárias: vermelha, azul e amarelo. “Hoje fiz uma explosão quando coloquei o palito com detergente no leite com outras cores”, comentou. Já a aluna Luiza Helena Vantsin de 03 anos reconhece as cores e sabe misturá-las. “Minha meia é azul e é cor primária. Minha blusa também porque é amarela. A professora ensinou misturar e fazer muitas outras cores”, enfatizou.

    O que é A Linguagem Artística na Educação Infantil

     A Linguagem Artística no Projeto Político Pedagógico – PPP da Secretaria de Educação de Chapecó, permite levar o educando a vivenciar as diferentes formas de expressões artísticas, demonstrando pensamentos e sentimentos na manipulação de objetos e materiais significativos e, através destes, interagir com o meio onde vive. Expressar-se demonstrando sua criatividade, sentimentos e pensamentos através do desenho, da pintura, da modelagem, da música, dos sons, da dança, das expressões corporais, faciais e ao apreciar obras de artes como desenhos, fotografias, pinturas, esculturas, etc.