Frente fria traz instabilidade e queda de temperatura a SC; veja previsão

Frente fria traz instabilidade e queda de temperatura a SC; veja previsão

15 de julho de 2025 Off Por Editor



  • Mar agitado no litoral e risco moderado de danos em áreas próximas ao Rio Grande do Sul

    Uma nova frente fria avança em direção a Santa Catarina e deve mudar o tempo a partir de quinta-feira (17), trazendo risco de temporais para parte do estado. De acordo com os dados meteorológicos, o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul serão as áreas mais afetadas, com possibilidade de alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica. O risco é considerado moderado nessas regiões, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Além da chuva, a frente fria também provoca agitação marítima entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, especialmente até o fim do dia de quinta.

    Calor marca os dias anteriores à virada no tempo

    Antes da chegada da frente fria, o tempo firme ainda predomina em Santa Catarina. Nesta terça-feira (15), o estado terá mais um dia de sol e temperaturas elevadas, que variam entre 22°C e 26°C em grande parte das regiões. Durante a manhã, pode haver formação de nevoeiros nos planaltos, Vale do Itajaí e áreas litorâneas, mas devem se dissipar nas primeiras horas do dia. À tarde, o sol predomina com curtos períodos de nebulosidade. Não há riscos meteorológicos previstos. Na quarta-feira (16), o padrão se mantém: tempo firme, manhãs amenas e tardes quentes, com máximas chegando a 28°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. No final do dia, a nebulosidade aumenta no Extremo Oeste, com possibilidade de pancadas de chuva bastante isoladas. Ainda assim, não há riscos associados às condições do tempo.

    Frio retorna no fim de semana

    Após a passagem da frente fria, entre sexta-feira (18) e sábado (19), o tempo firme volta a predominar em todas as regiões catarinenses. No entanto, uma nova massa de ar frio avança sobre o estado, provocando declínio nas temperaturas, especialmente no Grande Oeste, Planaltos e Litoral Sul. A sensação será de frio intenso durante as manhãs, mas as temperaturas devem voltar a subir gradualmente nos dias seguintes.