Projeto trabalha a música de maneira pedagógica

Projeto trabalha a música de maneira pedagógica

27 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • A música não só como proposta cultural, mas também como atividade pedagógica. Esse é o principal objetivo do projeto Bandas Escolares, que acontece na Rede Municipal de Ensino. Até hoje, depois de 9 anos de atividades, mais de 2 mil crianças já passaram pelo projeto que trabalha a sensibilidade musical, a disciplina, a interação entre alunos e preserva a tradição cultural das fanfarras.

    “A Banda é uma ferramenta pedagógica e representa uma fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para os alunos, por isso é tão importante”, explica a Secretária de Educação, Sandra Galera. Neste ano as atividades acontecem na Escola Básica Municipal Severiano Rolim de Moura, no Bairro Santo Antônio, André Marafon, no Esplanada, Vila Real, no Bairro Vila real, Jardim do lago e EPC Cyro Sosnosky, na Efapi. Ao todo, 205 alunos estão envolvidos no projeto, que é desenvolvido no contra turno escolar.

    Para o aluno, Josias Gabriel da Rocha, de 13 anos a banda é além de lazer, um motivo para vir para a escola, aprender coisas novas, fazer amizades, conhecer música e os instrumentos musicais. “Aqui a gente aprende muito mais do que nos prepararmos para apresentações, é como se fosse o melhor dia da nossa vida, a gente aprende desde cumprir horários e normas, até o respeito a todos e a todas as diferenças”, conta.

    Desde quando surgiu em 2008 a ideia é trazer para o espaço escolar atividades que despertem o interesse do aluno, fazer da escola um lugar para a construção de novos conhecimentos, que ensina além as disciplinas básicas no currículo escolar, como português e matemática, uma oportunidade para desenvolver habilidades cognitivas, motoras e a afetividade. Através das Bandas trabalha-se a música, dança, ginástica rítmica, relação inter e intrapessoal, civismo, cidadania, direitos e deveres.

    Para dar o direcionamento certo nas ações estão envolvidos diretamente uma educadora física responsável pelas coreografias, psicopedagoga, musicista e estagiários. De acordo com a psicopedagoga e musicista, Juliana Winckler, os alunos são acompanhados em todo o processo. “Nós visualizamos o começo, o crescimento, o desenvolvimento, no final os alunos sempre nos surpreendem. Estamos neste projeto desde a sua implantação e muito nos orgulha ter pessoas que foram nossos alunos e que atualmente voltam como estagiários para trabalhar conosco. Além de todo o aprendizado, as ações aproximam a famílias e a escola, os ensaios da banda muitas vezes são acompanhados por familiares”, disse.

    As Bandas Escolares atuam e participam entre outras atividades, em desfiles cívicos, eventos que acontecem na comunidade escolar e ações pedagógicas. Para ser integrante, cada aluno deve ser responsável, ter bom desempenho nas atividades escolares, conhecer, cumprir e respeitar as normas da banda, assumindo-as com consciência e determinação.

    Eles treinam, aprendem, evoluem nos ensaios e a banda ajuda muito,  melhoram a autoestima e a superação deles. É Lindo ver e sentir a empolgação de cada um. É uma evolução como cidadão e como ser humano”, enfatiza a educadora física, Giovana Voelz.