Cidade do Idoso forma mais uma turma em informática

Cidade do Idoso forma mais uma turma em informática

10 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Entrar na internet era a grande vontade da Dona Terezinha Rodegueri. Poder falar com os amigos e com os filhos que não moram em Chapecó agora é uma realidade pra ela. Isso porque durante dois anos, junto com mais 44 idosos, ela participou do Curso de Informática da Terceira Idade, oferecido de maneira gratuita na Cidade do Idoso, no Bairro Efapi.

    “Esse curso foi muito bom pra mim, adquirimos muito conhecimento. Várias coisas que eu não fazia antes faço agora, me comunico com a família, tenho filhos em São Paulo e Florianópolis e agora toda a noite a gente conversa. Nos comunicamos e matamos um pouco a saudade. Eu aconselho a todos os idosos para que venham na cidade do idoso fazer esse curso, por que a vida não para por aqui”, conta Dona Terezinha, satisfeira com o certificado na mão.

    A formatura da turma aconteceu na tarde desta sexta-feira (10), na Cidade do Idoso e contou com a presença de autoridades, filhos, netos e amigos dos formandos. As aulas iniciaram em março de 2015, eram realizadas uma vez por semana, totalizando 130 horas de aula. No conteúdo foi desenvolvido noções de digitação, PowerPoint, Word e principalmente a Internet. Segundo a Professora Márcia Pagliani “no início foi bem difícil, muitos pensaram em desistir, mas o importante é que conseguiram concluir e melhorar a sua qualidade de vida”, disse.

    Para a coordenadora da Cidade do Idoso, Ivete Scapinello, “a informática para os idoso é muito importante, eles conseguem se comunicar com as filhos que moram em outra cidade, fazem novos amigos, usam menos o telefone e mais a internet. Muitos idosos que já fizeram o curso continuam os estudos nessa área. Já formamos cinco turmas de informáticas e os cursos não param”, enfatiza.

    De acordo com Suzana Freitag Migott Colonheze, Secretária de Assistência Social de Chapecó, “o computador está em tudo, essas noções de informática irão facilitar o dia a dia dos idosos e dar mais autonomia” avalia.

    Os formandos:

    Anaide Alves Getelina; Candida Rossoni Ferreira; Dejanira de Souza; Erica Stentzler; Eva Vieira de Jesus; Helena Domingues; Iloide Scalvi; Joana Moraes de Oliveira; José Carlos Huhn; José Leonardo Rosa de Oliveira; Juraci Pereira Zuanazzi; Lourdes Colpo de Bastiane; Marcirio dos Santos; Maria Bárbara Heimburg Donzelli; Marlene Scalvi Silvani; Orlisses Mendes dos Santos; Remi Holz; Romalina Pinheiro de Camargo; Romeu Oliveira; Rose Maria Pompermayer Giachini; Santina Maria Sangiogo; Telmo Schaedler; Teresinha Coser da Silva; Terezinha Rodegheri; Zaira Sbardelotto.

    Atenção à Terceira Idade em Chapecó

     – São 69 Grupos de Convivências distribuídos em vários bairros de Chapecó;

    Cidade do Idoso | Referência nacional em atenção à terceira idade

    – São mais de 1.800 participantes

    -Disponibiliza diversas atividades físicas, academia, pilates, hidroginástica, danças, aulas de alfabetização, informática, horas culturais, teatro e atendimento diário com médico geriatra.

    Universidade da Melhor Idade (UMIC):

    Graduação: 04 turmas formadas / 205 idosos

    Especialização: 03 turmas formadas / 76 idosos