AMOSC: Chapecó sedia VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

AMOSC: Chapecó sedia VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

15 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • Para realizar o planejamento do ano, fazer o levantamento de temas prioritários, apontar os principais desafios da gestão do setor e organizar o VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura se reuniram, na última sexta-feira (12), os dirigentes municipais de cultura da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na Secretaria de Cultura de Chapecó.
    15
    O Fórum Catarinense será realizado no período de 29 a 31 de março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), AMOSC e Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), com apoio da Prefeitura de Chapecó e execução da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).
    16
    A previsão é integrar aproximadamente 180 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.
    De acordo com o presidente da AMOSC, prefeito de Formosa do Sul Jorge Antonio Comunello, o evento proporcionará a integração das regiões catarinenses e promoverá o debate das políticas públicas do setor cultural, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o Governo do Estado. “O objetivo é dinamizar as ações dos programas existentes e abrir caminhos para futuras parcerias”, ressalta.
    Para a coordenadora do Congesc, secretária de cultura de Chapecó Roselaine Vinhas, o fórum propiciará discussão, troca de experiência e capacitação em gestão cultural. “Esta iniciativa é importante para o fortalecimento da gestão em cultura”, enfatiza.
    O envolvimento dos municípios do oeste catarinense deve ser um diferencial para impulsionar o setor. Segundo a coordenadora do Colegiado, Loreni Eichwald, o evento trará momento de aprendizado, integração e troca de experiência. “Estamos organizando uma Feira Multicultural com exposição e apresentações culturais, no salão nobre. Neste espaço os visitantes poderão conferir o que se destaca em cada município da região”, antecipa.
    PROGRAMAÇÃO
    A solenidade de abertura do evento está prevista para terça-feira (29 de março), às 15 horas. Na sequência, ocorrerá a conferência com o doutor em sociologia Antonio Albino Rubim. Às 17 horas iniciará o painel “Desafios da implementação das ferramentas de gestão do Sistema Nacional de Cultura”. A abertura da Feira Multicultura do Oeste Catarinense e o Café Campeiro acontecerá às 19 horas, seguida de apresentações culturais regionais.
    Na quarta-feira (30 de março) ocorrerão quatro oficinas, das 8h30 às 12 horas e das 16h45 às 18 horas. “Museus: conceitos, técnicas, práticas” é o tema da oficina coordenada pela museóloga Renata Citadin. O assessor contábil da FECAM, Alexandre Alves, abordará “Marco regulatório das organizações da sociedade civil – Lei 13019”.  O gestor cultural, Marcos Montagna, apresentará sobre o sistema integrado “Dragon Dreaming – criação colaborativa de projetos”. A última oficina será sobre o “Sistema Municipal de Cultura e seus elementos constitutivos”. Às 18 horas terá a palestra “Transição de mandato: responsabilidades e compromissos do gestor de cultura” ministrada pelo diretor geral da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Aldair Nascimento Carvalho.
    Na quinta-feira (31 de março), as 8h30, acontecerá a palestra “Formas de execução das ações culturais: terceirização, parceria ou execução direta por servidores públicos”. Na sequência está prevista a plenária do Fórum com a “Carta de Chapecó e definição do local de realização do VII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura”.
    ELEIÇÃO
    No encontro também foi eleita a nova diretoria do Colegiado: a coordenadora geral Roselaine Vinhas (Secretária de Cultura de Chapecó), vice-coordenador Alecssandro Scalcon (Diretor da Fundação Cultural de São Carlos), secretária geral Rosilei Siemes (Diretora de Cultura de Guatambu) e primeira secretária Ines Marlene Basso (Diretora de Cultura de Caxambu do Sul). (Com informações da MB Comunicação)

    Prefeitura de Chapecó