Projeto trabalha as cores de maneira divertida

Projeto trabalha as cores de maneira divertida

22 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • No Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro, a Professora Patrícia Terra está desenvolvendo o Projeto “As cores do meu mundo” com a turma do Maternal, proporcionando diversas atividades lúdicas, divertidas e prazerosas para os pequenos.

    As atividades relacionam as cores ao mundo real da criança e mostram como são extremamente significativas para elas tanto em ambiente escolar como familiar. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos observem as cores ao seu redor, na sua rotina e alimentação, e também como acontece a mistura das cores se transformando em outras diferentes.

    “As crianças aprendem bem mais com experimentações e a utilização das cores contribui muito para o desenvolvimento deles, principalmente por meio do aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, audição, fala e também com a degustação, neste caso as associações com os alimentos, frutas e a gelatina especificamente. É gratificante perceber a alegria nas crianças ao perceberem as associações corretas que fazem das cores com os objetos e alimentos do dia adia”, conta a professora Patrícia.

    A programação incluiu contação de histórias, filmes, pinturas e passeios pelo pátio do Ceim.  Com massa de modelar desenvolveram a maçã da Branca de Neve, coloriram também e cantaram pintinho amarelinho, assistiram o filme Rio e logo após coloriram a Arara Azul  e como culminância do projeto, realizaram a experiência “Explosão das Cores” utilizando alimentício para diferentes experiências misturas. Pra finalizar foi organizado na sala um buffet de gelatina, onde puderam experimentar o sabor de cada cor.

    Para a Secretária Sandra Galera, “na educação infantil é importante criar um ambiente lúdico e favorável para estimular as crianças na construção de sua autonomia desde pequenos para que assim, possam desenvolver-se e descobrirem-se como parte integrante da sociedade, responsáveis, conscientes e felizes”, enfatiza.