Lançada as atividades 2017 do Pnaic

Lançada as atividades 2017 do Pnaic

29 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • Iniciaram na última segunda-feira (28), as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A partir dele, profissionais recebem capacitação específica pela Secretaria Municipal de Educação, melhorando a qualidade do ensino público.

    O objetivo imediato é a alfabetização em língua portuguesa e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, e traz para esta edição a inclusão de atividades na educação infantil garantindo as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças antes de chegarem ao ensino fundamental.

     “Este é um compromisso que assumimos junto ao MEC, para que Chapecó pudesse sim dar conta da alfabetização de todas as crianças até no máximo com oito anos de idade que é uma das metas dos  Planos  Nacional e Municipal de Educação e para que isso seja realmente garantido, nós precisamos de formação, encontros, estudos e planejamentos conjuntos. O Pnaic parte de um diagnóstico, os professores avaliam sempre da realidade de sua turma e este ano contamos também com a presença de um coordenador pedagógico de cada escola e isso também nos assegura que todos estejam alfabetizados até o final da terceira série, sabendo ler escrever e interpretar tanto na língua portuguesa quanto na matemática”, explica a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Sueli Suttili.

    Neste ano participam 120 professores da rede municipal de ensino. As atividades integram diversas ações que influenciam no cotidiano escolar, desde a apresentação de materiais que contribuem para a alfabetização, compartilhamento de gestão entre municípios, estados e governo federal, até a orientação sobre os direitos da aprendizagem e do desenvolvimento.

    De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera “é fundamental que o professor alfabetizador tenha formação continuada, algo que deve acompanhar esse educador ao longo de sua jornada. A Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino de todos os alunos, tem como marco os momentos de formação para os profissionais e isso se dá através de debates, palestras e apresentação de experiências vividas em sala de aula. Como mais uma ferramenta para garantir a alfabetização na idade certa aderimos ao Pnaic e desde a sua implantação percebemos grandes avanços na alfabetização das crianças”, disse.