Autoras Chapecoenses lançam livro sobre Daltonismo

Autoras Chapecoenses lançam livro sobre Daltonismo

5 de junho de 2023 Off Por Editor



  • As professoras Joce D. Borilli Possa e Marilei Lourdes Atuatti, lançam neste sábado, dia 10 de junho, um livro de literatura infanto – juvenil sobre daltonismo. O livro conta a história do menino Pedrinho que nasce com a condição de daltônico, identificada somente quando ele começa a frequentar a escola. O daltonismo é um problema hereditário caracterizado por uma anomalia na visão das cores, ou seja, o individuo tem dificuldade para discriminar as cores verdes e vermelhas (daltonismo dicromático) ou as cores pretas, brancas e cinza (daltonismo acromático).

    O daltonismo atinge em sua maioria meninos, um em cada 10 meninos tem algum grau de deficiência da visão de cores. Já em meninas, esse número cai para menos do que uma em cada 100. O Daltonismo não há cura, mas tem tratamento. Lentes de contato ou óculos com lentes especiais podem ajudar a melhorar o daltonismo e auxiliar as pessoas com essa condição a terem qualidade de vida.

    A temática do livro surge da necessidade de perceber e acolher as diferenças e dificuldades apresentadas pelos estudantes auxiliando-os a buscar formas de se incluir de maneira igualitária nas ações escolares. O livro destaca ainda a importância dos professores na identificação precoce de doenças, transtornos e dificuldades de aprendizagem.

    As autoras convidam para um momento de lúdico em que será contada a história de Pedrinho para as crianças e demais presentes. Em seguida haverá sessão de autógrafos. O evento acontece no sábado dia 10 de junho as 15:00 horas na livraria Letture (junto a Requinte Importados).