Ciclistas italianos conhecem sobre duas rodas a região de Concórdia

Ciclistas italianos conhecem sobre duas rodas a região de Concórdia

25 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • A Associação Italiana Vêneta de Concórdia, Associazione Veneti nel Mondo di Erechim e Associazione Veronesi nel Mondo di Verona, Itália, desenvolvem de hoje (25) até segunda-feira (29), com apoio da Associação de Ciclismo Giro di Vale de Concórdia, o Projeto TRAIL IMMIGRANTI 2016. Com o lema: ‘Non solo un viaggio, ma un percorso di vita e di cultura’, ou seja: ‘Não somente uma viagem, mas um percurso de vida e de cultura’, os ciclistas da Itália, Concórdia e Erechim vão enfrentar cinco dias de pedal na região do Alto Uruguai Catarinense.

    portalaconteceu-33fd92c8ed88b0b8758d

    O projeto se desenvolve em duas etapas, a primeira em Concórdia e a segunda em Erechim e região, com mais cinco dias de pedais, totalizando 10 dias de pedal e mais de 800 quilômetros. O objetivo é conhecer e difundir a cultura que se desenvolveu em regiões de grande presença de descendentes de italianos. Em Santa Catarina, além de Concórdia, contempla os municípios de Seara, Ipumirim, Lindóia do Sul e Itá.

    A delegação italiana, composta por oito pessoas, sendo cinco ciclistas, será hospedada em Concórdia, em casas de famílias de descendência italiana que fazem parte da Associação Italiana Vêneta. Além disso, paralelo aos pedais eles estarão visitando instituições de ensino do município como a Universidade do Contestado (UNC) e Instituto Federal Catarinense. Também vão conhecer um pouco da história de Concórdia no Memorial Attilio Fontana e posteriormente farão uma visita à sede da BRF.

    Também está agendando um jantar para o grupo de italianos no Paiol dos Pelizzaro, onde será realizado o Filó. Outros dois jantares estão programados para acontecer e estão sendo oferecidos gentilmente pelos empresários concordienses, Sergio Radin e Ivaldino Piola.

    Confira a programação:

    Dia 25 de fevereiro – quinta-feira

    Trajeto: Concórdia a Seara – 80 km

    Dia 26 de fevereiro – sexta-feira

    Trajeto: Concórdia, Lindoia do Sul e Ipumirim – 70 km

    Dia 27 de fevereiro – sábado

    Trajeto: Concórdia no Caminho da Roça – 50 km

    Dia 28 de fevereiro – domingo

    Trajeto: Concórdia a Itá – 90 km

    Dia 29 de fevereiro – segunda-feira

    Trajeto: Interior de Concórdia – 70 km

    Fonte: Portal Aconteceu