Comissão regional avalia avanços da Base Nacional Comum Curricular

Comissão regional avalia avanços da Base Nacional Comum Curricular

4 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Os rumos da educação e os objetivos da aprendizagem são os principais norteadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerado o documento que mais recebeu sugestões para sua elaboração. Conforme dados do Ministério da Educação no período de 15 de setembro de 2015 até 30 de novembro, o portal da BNCC, recebeu aproximadamente 4,2 milhões de contribuições entre professores, estudantes, pais, sociedade civil, pesquisadores, além de escolas públicas e privadas. Um relatório divulgado pelo Ministério da Educação aponta Santa Catarina como destaque, pois até a data de 24 de fevereiro de 2016 ocupava a terceira colocação em contribuições no território nacional.

    Esta semana a Secretária de Educação de Chapecó, professora Maria de Lurdes Seben, coordenou uma reunião de trabalho com os representantes da comissão regional, junto com as representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), professora Sueli Suttili, Mareni de Fátima Rosa da Silva, Márcia Wurzius, e a integrante Gerência Regional de Educação (Gered), professora Marlise Gotardi Vicenzi.

    A pauta da reunião envolveu a importância do entendimento que a BNCC não se restringe apenas aos conteúdos geográficos e culturais, mas principalmente possibilitar uma imagem detalhada de quem é o estudante, tendo sua linha de atuação nos jovens e adolescentes.

    O entendimento foi que as linhas de ensino fundamental e médio com a base comum diferenciada será uma realidade somente se for levando em conta as peculiaridades locais. Conforme a Secretária de Educação, os projetos pedagógicos das escolas vão além das definições fundamentadas em Parâmetros Nacionais Curriculares.

    “Estamos vivenciando um marco em torno do processo educação e aprendizagem, com o envolvimento efetivo dos profissionais. Sem sobra de dúvidas teremos como resultante o fortalecimento da profissionalização associada ao ensino básico”, avalia.

    02 (3) 01 (3)

    Comissão

    Na capital do Oeste, os trabalhos são desenvolvidos por uma comissão integrada por representantes Undime, do Fórum Municipal de Educação, da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), das Escolas Básicas Municipais, dos Centros de Educação Infantil Municipal, da Gerência Regional de Educação (Gered) e integrantes de universidades.

    Prefeitura de Chapecó