POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO “DRAGÃO DE KOMODO” COM UMA DAS MAIORES APREENSÕES DE DROGA DO ANO, PRENDE TRÊS PESSOAS E DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM CHAPECÓ

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO “DRAGÃO DE KOMODO” COM UMA DAS MAIORES APREENSÕES DE DROGA DO ANO, PRENDE TRÊS PESSOAS E DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM CHAPECÓ

2 de maio de 2018 Off Por Chapecó



  • A Polícia Civil, após investigações promovidas pela da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó, deflagrou na data de hoje, 2 de maio de 2018, a operação codinome “Dragão de Komodo” com grande apreensão de droga e a prisão de três pessoas.

    Investigações que duraram cerca de três meses levaram à prisão de um grande traficante chapecoense, de dois de seus associados, bem como à apreensão de um adolescente utilizado como “mula” do tráfico na madrugada deste dia 2 de maio de 2018.

    Informações levantadas pela equipe de investigação apontam que somente neste ano de 2018 a organização criminosa desarticulada foi responsável pelo transporte de grandes carregamentos de droga da região de Foz do Iguaçu/PR para Chapecó/SC com periodicidade mensal.

    Inicialmente, no mês de março, informações levantadas pela DIC de Chapecó/SC levaram à apreensão de um FIAT/Uno recheado com mais de 30 (trinta) quilos de maconha na região de Céu Azul/PR. Posteriormente, já no início do mês de abril, novas informações decorrentes da investigação em Chapecó/SC levaram à apreensão de outro FIAT/Uno carregado com 110 (cento e dez) tabletes de maconha no Estado do Paraná, desta vez em Santa Terezinha de Itaipu/PR. Ambas essas cargas pertenciam ao mesmo grupo criminoso alvo da operação de hoje e a droga apreendida seguramente se destinava à cidade de Chapecó/SC. Quatro indivíduos foram presos durante essas ocasiões.

    Na madrugada de hoje, com a apoio do SAER-Fron, diversas equipes da Polícia Civil local deram início à operação policial que culminou na prisão do chefe do esquema delituoso e de vários colaboradores, bem como à apreensão da droga e do veículo utilizado para transportá-la.

    Até o momento foi possível extrair 83 (oitenta e três) tabletes de maconha, que totalizam quase de 40 (quarenta) quilos, sendo possível que mais droga seja encontrada após a remoção mecânica de peças que permitem acesso a outros compartimentos do veículo.

    A droga foi extraída de praticamente todas as partes do automóvel, que fora previamente preparado para o tráfico, destacando-se a parte frontal e os forros das portas e bagageiro.

    O resultado final do trabalho da DIC de Chapecó/SC no caso resultou na apreensão total de aproximadamente 120 (cento e vinte) quilos de droga pertencente à mesma organização criminosa e ainda permitiu a prisão de ao menos sete de seus integrantes.

    O nome da operação é uma referência ao grande poder destrutivo do réptil de Komodo, que é capaz de matar uma presa com uma única mordida em virtude de bactérias e veneno alojados em sua boca. A organização criminosa desarticulada na data de hoje não era diferente, pois à revelia de diversas apreensões anteriores, continuava a assolar a região de Chapecó/SC com dezenas de quilos de droga trazidos mensalmente, provocando a destruição de famílias locais e fomentando a prática de inúmeros outros crimes.