Maior pacote anticorrupção do mundo é lançado em Chapecó

Maior pacote anticorrupção do mundo é lançado em Chapecó

14 de agosto de 2018 Off Por Editor



  • Campanha “Unidos Contra a Corrupção” é uma iniciativa do Observatório Social

    Cerca de 150 pessoas prestigiaram, na noite desta segunda-feira (13) o lançamento oficial da campanha Unidos Contra a Corrupção. O evento foi promovido pelo Observatório Social (OS) de Chapecó e visa à conscientização e fiscalização, em todas as esferas da sociedade para juntas lutarem contra a corrupção. Conhecido como o maior pacote anticorrupção do mundo, ele se caracteriza por ser um processo de construção coletiva e voluntária que ocorre no País inteiro com o objetivo de extinguir a corrupção, principalmente no que se refere à política.

    A campanha defende que a corrupção não está no DNA do País e muito menos é inevitável, mas que é preciso chegar à raiz do problema para quebrar a lógica do privilégio e da desigualdade que já está intrínseca na sociedade. As medidas foram redigidas a partir de uma consulta a mais de 900 pessoas de 373 instituições e contou com a colaboração de mais de 200 especialistas, redatores e revisores.

    “Este é um movimento que está sendo implantado em todo o Brasil. Os 138 Observatórios Sociais estão envolvidos nesta campanha, juntamente com entidades promotoras do evento – o Transparência Internacional, Instituto Ethos, Instituto Cidade Democrática, Contas Abertas, Observatório Social do Brasil e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Nossa meta é movimentar junto à sociedade brasileira uma união em torno da aprovação das 70 medidas contra a corrupção para que cheguem ao debate eleitoral e ao Congresso Nacional, em 2019, como pauta prioritária” explica o presidente do OS Chapecó, Armelindo Carraro.

    Mais do que lutar contra a corrupção na política, a campanha também tem como meta conscientizar para todos os atos de corrupção, inclusive os pequenos atos ilícitos, nas escolas, nas empresas e nas famílias. “Este trabalho está sendo feito para que haja uma clareza e convencimento da sociedade sobre o que é certo e o que é errado, mas especialmente na gestão do dinheiro público”, assegura o presidente.

    CANDIDATOS

    Para as eleições, o Observatório Social orienta que a sociedade escolha candidatos a partir de três critérios-base, que são: passado limpo, compromisso com a democracia e apoio às 70 novas medidas contra a corrupção. Para facilitar neste processo de decisão tão importante para o futuro do País, o OS criou uma plataforma (http://www.unidoscontraacorrupcao.org.br/) na qual os eleitores poderão conhecer e cobrar este compromisso e integridade de seus candidatos, qualificando seus votos.

    A partir de agosto, os candidatos receberão as propostas da campanha Unidos contra a Corrupção e, aqueles que se comprometerem com ela, poderão assiná-la, mostrando adesão à causa. “É importante que as pessoas deixem de lado as questões partidárias e dediquem seu voto a quem está engajado contra a corrupção. E em janeiro, quando eles assumirem seus mandatos, serão procurados novamente e terão sua atuação fiscalizada com base no compromisso assumido na campanha. Estamos engajados para que haja esta evolução arraigada na honestidade e para com a sociedade brasileira”, afirma Carraro.

    AS MEDIDAS

    O maior pacote anticorrupção do mundo é composto por 70 medidas, divididas em doze blocos: 1 – Sistemas, conselhos e diretrizes nacionais anticorrupção; 2 – Participação e controle social; 3 – Prevenção da corrupção; 4 – Medidas anticorrupção para eleições e partidos políticos; 5 – Responsabilização de agentes públicos; 6 – Investidura e independência de agentes públicos; 7 – Melhorias do controle interno e externo; 8 – Medidas anticorrupção no setor privado; 9 – Investigação; 10 – Aprimoramento da resposta do Estado à corrupção no âmbito penal e processual penal; 11 – Aprimoramento da resposta do Estado à corrupção no âmbito da improbidade administrativa; 12 – Instrumentos de recuperação do dinheiro desviado.

    QUERO PARTICIPAR

    O primeiro passo para aderir a campanha é acessar o site oficial – http://www.unidoscontraacorrupcao.org.br/. Quem tiver interesse também pode participar da comissão local e reuniões do Observatório Social em Chapecó. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone 3328-8812 ou 99921-1314, ou ainda pelo email [email protected]