Polícia Civil recupera segunda carga roubada em quatro dias

Polícia Civil recupera segunda carga roubada em quatro dias

18 de setembro de 2018 Off Por Editor



  • As investigações da DFRC/DEIC – Divisão de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais – para coibir o roubo de cargas e a ação de quadrilhas especializadas em ataques a caminhoneiros resultaram na recuperação, na noite desta segunda-feira, de uma carga de bobinas de aço, em Brusque, avaliada em R$ 130,5 mil. Foi a segunda carga recuperada em quatro dias, depois que um semirreboque refrigerado com carne suína roubada dia 4 deste mês em São José dos Pinhais (PR) foi localizada numa chácara em Gaspar na última sexta-feira.
    No caso das bobinas de aço, o roubo investigado teria ocorrido no último dia 3 na cidade de Juquitiba (SP). A investigação apurou que se tratava de uma falsa comunicação de crime.
    O embarque ocorreu no porto de São Francisco do Sul e tinha como destino Porto Velho (RO). Apurou-se, no entanto, que o motorista K.L.B., de 30 anos, antes de iniciar a viagem descarregou a carga em uma empresa na cidade de Brusque no dia 1º de setembro. Seguiu viagem e três dias depois registrou boletim de ocorrência alegando ter sido roubado durante o trajeto.
    A investigação da DRFC/DEIC conseguiu identificar a empresa receptadora em Brusque, a localização das bobinas supostamente “roubadas” e que estavam sendo usadas na fabricação de telhas de aluzinco. Os selos de identificação das bobinas foram suprimidos, para dificultar o rastreamento, e o proprietário da empresa não apresentou documentos que comprovassem a origem da carga.
    Durante as buscas, uma segunda carga de bobinas de alumínio, avaliada em cerca de R$ 100 mil, foi apreendida na empresa. Os documentos apresentados e demais indícios indicam que sua origem seja ilícita.
    Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências do motorista e do receptador, e apreendidos objetos e documentos que comprovam o desvio da carga. O motorista responderá por crimes de furto qualificado, falsidade ideológica e falsa comunicação de crime. O empresário responderá por receptação qualificada.

    Denúncias relacionadas a furtos e roubos de cargas podem ser encaminhadas para o email [email protected] ou no telefone (48) 3281-4200.