Projeto da Secretaria de Educação envolve comunidade

Projeto da Secretaria de Educação envolve comunidade

22 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Com base nesta constatação a Secretaria de Educação de Chapecó, iniciou no ano de 2008 em todas as instituições municipais de ensino o Projeto Consciência Comunitária Escolar (CCE). Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na noite de segunda-feira, o ginásio de centro social Saic/Jardim Itália, foi palco de uma reunião de trabalho, envolvendo representantes da Secretaria e Educação, Ceims Mundo Encantado, Ciranda do Saber e comunidade escolar, além de representantes da sociedade civil organizada, totalizando mais de 60 pessoas presentes ao ato. Por cerca de uma hora foram debatidas estratégias, direcionadas à construção de políticas educacionais voltadas à realidade das comunidades da área de abrangência das duas instituições de ensino e a importância do envolvimento da família.
    A secretária de Educação de Chapecó, professora Maria de Lurdes de Seben, assinala, a importância do envolvimento familiar, bem como o entendimento da sociedade de sua responsabilidade no processo educacional. “Com este envolvimento sem sombra de dúvidas teremos avanços significativos na aprendizagem, assim como alunos mais interessados pela escola”.
    Opinião dos pais 
    Para Patrícia Grando, mãe de aluna de cinco anos, o projeto é uma iniciativa bastante positiva, pois a presença da família no debate e construção de uma política educacional é fundamental para vida escolar da criança. “Isto é muito significativo no processo de formação de pessoas conscientes e preocupadas com o seu verdadeiro papel social” avalia.
    Esta opinião é compartilhada por Mara Lalana, mãe de aluna de um ano e seis meses, afirma que é inegável que a educação deve vir de casa, sendo que a escola tem como objeto trabalhar o conhecimento, porém esta relação fica comprometida em função de uma rotina diária muito atribulada de muitas famílias.
    “A correria do dia a dia, faz com que muitas vezes os pais conversem com seus filhos sem sequer os olhar nos olhos. Hoje podemos contar com uma iniciativa como esta da Secretaria de Educação que nos permite pensar em que tipo de pessoas queremos que nossos filhos se tornem” declara.
    22032016-reuniao-consciencia-comunitaria-2- 22032016-reuniao-consciencia-comunitaria-1- 22032016-reuniao-consciencia-comunitaria-3-
    Balanço das atividades 
    No ano de 2008 a Secretaria de Educação de Chapecó, desencadeou em todas as  instituições municipais de ensino o Projeto Consciência Comunitária Escolar (CCE). Este ano as ações do projeto foram lançadas durante solenidade no CEIM Pequeno Príncipe. Um relatório divulgado pela Secretaria de Educação aponta que em 2015 foram atendidos 29 centros de educação infantil municipais, 18 escolas básicas municipais, 02 escolas parque cidadã e 02 centros de educação infantis municipais indígenas. As intervenções aconteceram em 175 turmas da pré-escola, totalizando 3821 educandos, em 49 palestras orientativas aos pais, com um total de 7600 presentes.

    Prefeitura de Chapecó