Encerra o VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Encerra o VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

31 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Representantes de 80 municípios catarinenses participaram durante esta semana do VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O evento foi realizado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, em conjunto com o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc), Fecam, Amosc e demais associações de municípios de Santa Catarina com o envolvimento direto dos Colegiados de Cultura.

    Para a Presidente do Conselho de Cultura de Santa Catarina e Secretária de Cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas, “essa descentralização se faz muito importante para que as informações cheguem, de maneira acessível a todas as regiões do estado, garantindo que as ações culturais sejam efetivamente desenvolvidas nos municípios”, explica.

    O encontro aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, tendo como público alvo gestores, conselheiros de cultura e profissionais que atuam na área cultural. Desde segunda-feira (29), quando iniciaram as atividades, até esta quinta-feira (31), data de encerramento do encontro, uma extensa programação possibilitou troca de conhecimentos e experiências aos participantes.

    “A programação trouxe de maneira ampla diferentes temáticas voltadas à questões culturais, dentre elas importantes debates sobre a articulação das políticas públicas voltadas à cultura”, conta Roselaine.

    Além deste, assuntos como formulações de políticas públicas, desafios da implementação das ferramentas de gestão, sistema municipal de cultura e seus elementos constitutivos e ainda as formas de execução das ações culturais, foram debatidos com o público. Nas oficinas, temáticas como conhecimentos da gestão museológica, instrumentos necessários para viabilizar parcerias e projetos criativos, foram trabalhados ao longo da programação.

    Feira multicultural, café campeiro e apresentações culturais de todo o Oeste Catarinense marcaram o evento. De acordo com os participantes, o Fórum possibilitou um novo olhar referente a questões cotidianas em seus municípios e mais ânimo para desenvolver ações nesta causa.

    “O saldo do Fórum é com certeza muito positivo. Trouxe ânimo aos participantes, para que retornem aos seus municípios com força total para desenvolver as atividades e os projetos propostos. Precisamos olhar com atenção especial ao panorama cultural do estado, para que realmente as ações e valorização das expressões aconteçam. Estamos muito felizes por Chapecó ter sediado este grande evento”, conta a Secretária.

    O VI Fórum encerrou com composição da Carta de Chapecó, com a contribuição dos participantes em relação às políticas públicas culturais necessárias para todo o estado catarinense.

    2 (5) 3 (4)

    Prefeitura de Chapecó