URGENTE: Manifesto pede prorrogação de quarentena em SC por tempo indeterminado

URGENTE: Manifesto pede prorrogação de quarentena em SC por tempo indeterminado

28 de março de 2020 Off Por Eduardo Grassi



  • Mais de 100 entidades, sindicatos, coletivos, núcleos e movimentos sociais que integram o Movimento Consciência SC assinam um manifesto contra a decisão do Governo de Santa Catarina de relaxar as medidas de quarentena e autorizar o funcionamento de comércio e serviços gradualmente, a partir da semana que vem. O texto foi divulgado neste sábado (28).

    O manifesto pede a prorrogação das medidas de isolamento social por tempo indeterminado. Alerta para a fragilidade dos trabalhadores em meio à pandemia, e chama atenção para o risco de que o colapso dos serviços de saúde, diante de uma disseminação massiva do coronavírus, representem mais prejuízo econômico do que a continuidade da quarentena.

    “O colapso do sistema de saúde e o pânico causado pela disseminação acelerada da doença levarão à paralisação da economia, porém num cenário ainda mais frágil do que este pelo qual passamos agora”, diz o texto.

    Citando o exemplo da Itália, onde políticos que defenderam a retomada de atividades vieram a público, nos últimos dias, reconhecer que cometeram um erro, o manifesto fala do risco de reproduzir, em SC, política semelhante. “Tememos a repetição de experiências de políticas que, em nome do ganho imediato e das cifras econômicas, agora lamentam a partida de muitas vidas e de famílias devastadas pela enorme capacidade de expansão do vírus”.

    Na sexta-feira, a comunidade científica já havia se manifestado. O texto afirmou que as medidas tomadas pelo Estado de Santa Catarina “não encontra respaldo nas evidências científicas disponíveis”, não tem justificativas epidemiológicas, e tem potencial para causar uma “explosão de infecções, hospitalizações e mortes”.

    Veja o manifesto na íntegra
    As medidas de suspensão das atividades, previamente adotadas em Santa Catarina, atendiam às necessidades de isolamento e distanciamento social em defesa da nossa sociedade.Embora há quem possa ter considerado a decisão prematura, as ações seguiram os protocolos internacionais e foram acolhidas pelos catarinenses, com participação ativa e de esforço coletivo para barrar a expansão da pandemia da Covid-19 em nosso território.

    Além de ressaltar a importância das medidas pela atenção aos cidadãos, escrevemos com muita preocupação e angústia, representando inúmeras parcelas e grupos da sociedade catarinense. Temendo uma tragédia anunciada, tomamos a liberdade para escrevê-los. Face ao prognóstico de rápida expansão de casos do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, e da doença Covid19 (e a grave possibilidade de descontrole da estrutura social e de saúde) nas próximas semanas, demonstramos profunda preocupação com a retomada gradativa e parcial de algumas das atividades no território catarinense a partir da próxima semana. Tememos a repetição de experiências de políticas que, em nome do ganho imediato e das cifras econômicas, agora lamentam a partida de muitas vidas e de famílias devastadas pela enorme capacidade de expansão do vírus. A Itália é o exemplo que mais nos salta aos olhos. Milão promoveu a campanha #MilãoNãoPara há um mês. Ontem, 27 de março de 2020, eram 5.402 pessoas mortas. Em toda a Itália o número ultrapassa 9.134 (conforme dados oficiais das autoridades sanitárias do país).

    Em nome da preservação da saúde da comunidade catarinense frente à pandemia no Brasil (sem uma parceria e nem apoio do governo central do país), gostaríamos de solicitar a prorrogação por tempo indeterminado do decreto que orienta a quarentena, com avaliações diárias dos avanços da Covid-19 nas cidades catarinenses. Decisão mais acertada, num momento em que todas as famílias brasileiras (ou mesmo do mundo) se encontram reunidas em suas residências, preservando a saúde e a vida. Estamos temerosos de que o pico de infestação e circulação viral ocorra justamente quando se abrem possibilidades de retomada de atividades.

    A suspensão de todos os serviços não essenciais continua sendo a principal medida para diminuir o contágio pelo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de 11 de março de 2020, data em que atribuiu à Covid-19 o status de pandemia, estabeleceu como uma das principais medidas para frear a curva de contágio do coronavírus evitar a aglomeração de pessoas.

    No Brasil, vários estados, inclusive Santa Catarina, suspenderam as atividades não só no setor de serviços e comércio mas também nas indústrias, os efeitos positivos dessa medida são incontestáveis. Ainda assim, já são mais de 3,4 mil infectados e 92 mortes provocadas pelo coronavírus no país, conforme dados do Ministério da Saúde de 27 de março de 2020. No mundo, já são quase 20 mil pessoas mortas e 500 mil infectadas, com base nos dados oficiais, sem contar as subnotificações.

    O isolamento é a principal medida de contenção, medida mais eficaz para diminuir a velocidade de proliferação do Sars-CoV-2. É fundamental garantir proteção à saúde, aos direitos e à vida de trabalhadores, que são os mais expostos à contaminação, pois além de terem menos recursos de proteção e de dependerem dos transportes coletivos em setores como a indústria, trabalham em grande concentração, o que não é indicado num momento de crise sanitária mundial.

    Em Santa Catarina, caso isso não ocorra, podemos entrar na lista mundial dos lugares com mais mortes e pessoas infectadas. O colapso do sistema de saúde e o pânico causado pela disseminação acelerada da doença levarão à paralisação da economia, porém num cenário ainda mais frágil do que este pelo qual passamos agora.

    Entendendo que os senhores têm tomado as medidas mais sensatas frente à pandemia, e considerando o histórico recente e a baixíssima quantidade de testes (além da fragilidade do sistema de saúde), reforçamos o nosso pedido: que o Governo do Estado de Santa Catarina reveja o decreto de isolamento social, atendendo às orientações da OMS e das autoridades sanitárias, médicas e científicas, estaduais, nacionais e internacionais.

    Diante disso, entendemos a necessidade de manter o estado de emergência e a quarentena até que a situação se normalize. Vemos a prorrogação da paralisação conjunta como única forma de continuar a frear o aumento no número de pessoas doentes e desacelerar a transmissão do novo coronavírus.

    Santa Catarina, 28 de março de 2020.

    Parte das universidade, entidades, sindicatos, coletivos, núcleos e movimentos sociais que assinam o manifesto (o documento ainda está recebendo assinaturas online)

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE)

    Associação Catarinense de Preservação da Natureza (ACAPRENA)