Governo de SC aguarda ofício para analisar “possibilidade” de retorno do Campeonato Catarinense

Governo de SC aguarda ofício para analisar “possibilidade” de retorno do Campeonato Catarinense

14 de abril de 2020 Off Por Editor



  • Governador Carlos Moisés fala sobre eventual retomada das partidas em maio.

    O governo de Santa Catarina aguarda o ofício da Federação Catarinense de Futebol (FCF) para analisar a chance de retomada do Campeonato Catarinense em maio. O presidente da entidade, Rubens Angelotti, deve encaminhar nesta semana um documento para viabilizar o retorno dos jogos, sem torcida nas arquibancadas, e com uma série de medidas para os jogadores entrarem em campo em segurança.

    Por enquanto, a única certeza é que um eventual retorno terá portões fechados ao público para evitar aglomerações, uma das premissas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

    – Tudo que chegar terá que ser analisado de que forma isso vai acontecer. Pois o que não é permitido o evento com público. Então é essa dificuldade de terminar o campeonato sem público. Temos que ver a segurança e viabilidade e as possibilidades de fazê-la. Até porque os atletas estão acompanhados de médicos, treinam. Temos que ver o que está acontecendo de fato no mundo esportivo para tomarmos a decisão – disse o governador Carlos Moisés.

    A proposta da federação é reiniciar as partidas no dia 9 de maio, seguindo os protocolos médicos para evitar a pandemia. Rubens Angelotti chegou a falar na compra de testes rápidos, por exemplo, para identificar se algum atleta ou membro da comissão técnica possam estar contaminados com o novo coronavírus.

    A entidade admite que ainda depende do aval de todos os envolvidos (clubes, sindicato dos atletas, etc), mas principalmente das autoridades médicas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou nesta semana que o pico do coronavírus será em maio e junho e pediu que o Brasil não desista do isolamento.

    Nesta segunda-feira, em entrevista à agência de notícias Reuters, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, analisou apenas como “uma esperança” o retorno do jogos de futebol em maio. Além da FCF, a federação paulista e carioca também se movimentam para marcar os jogos no próximo mês.

    – Há esperanças, mas cada dia é um dia para essa doença. Maio é possível? Eu diria que é uma esperança, mas não dá para dizer que é uma expectativa – disse Feldman, à Reuters.
    – Nenhuma partida, nenhuma competição, nenhuma liga vale a pena arriscar uma única vida humana. Todos no mundo devem ter isso muito claro em mente. Seria mais do que irresponsável forçar a retomada das competições se as coisas não fossem 100% seguras. Se tivermos que esperar um pouco mais, devemos fazê-lo. É melhor esperar um pouco mais do que correr riscos – destacou Infantino.

    O Campeonato Catarinense está paralisado desde o dia 16 de março, sem a realização da fase de mata-mata. Oito clubes disputam as quartas de final: Avaí, Brusque, Marcílio Dias, Figueirense, Juventus, Criciúma, Joinville e Chapecoense. Já Concórdia e Tubarão, nono e décimo colocados, respectivamente, lutam para se manter na Série A – um deles será rebaixado.

    Com informações Globo Esporte