Oratória: Concurso desperta um novo olhar na escola

Oratória: Concurso desperta um novo olhar na escola

26 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • “Uma oportunidade para os alunos descobrirem o quanto são capazes de falar em público e desenvolver seu poder de argumentação”, com esta declaração a responsável para articulação do projeto na Secretaria de Educação, professora Leila Claudia Maciel Tosi, afirma que o Oratória nas Escolas 2016, entra em sua 7ª edição, com a participação de alunos de 7ª e 8ª séries de 22 instituições municipais de ensino.  O concurso foi lançado na última segunda-feira no auditório da UCEFF Faculdades, com representantes da administração municipal, Junior Chamber International (JCI) Chapecó, autoridades, gestores, pais e alunos.
    Esta edição do concurso já altera a realidade das escolas, “Inicialmente os professores recebem capacitação, para que possam replicar estes conhecimentos para os alunos. Este primeiro momento é fundamental, pois subsidia todo o trabalho realizado entre professores e representantes da JCI, em sala de aula”, assinala Leila.
    Os alunos serão realmente envolvidos neste semestre, além de serem trabalhadas técnicas de oratória, resgate da autoestima e dos valores, o concurso aproxima família e escola, através de reflexões a respeito do compromisso no exercício da cidadania. Será trabalhada a seguinte temática ‘Eu prefeito’, provocando nos alunos indagações sobre posturas, opiniões e como fazer a diferença na comunidade em que estão inseridos.
    A Secretária de Educação, professora Maria de Lurdes Seben, afirma, “os gestores das escolas informam que a cada edição do concurso se percebe mudanças no perfil dos alunos. São alunos que se permitem desafiar, resultado de professores dedicados aliado a famílias comprometidas com o aprendizado de seus filhos. Inicialmente voltamos nossos olhares para oratória, mas este programa vai mais além, pois se trata da construção de uma nova realidade para nossas crianças” assinala.
    O que é o concurso?
    O Programa “Concurso Oratória nas Escolas” desenvolvido pela JCI Brasil, nas cidades onde está inserida, consiste no estímulo ao estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, segurança, entre outros. Em Chapecó o programa conquistou destaque nacional, resultado da parceria com a prefeitura na figura da Secretaria de Educação, que desde a primeira edição do concurso tem mobilizado todas as instituições que integram a rede pública municipal.
    26042016-oratoria-nas-escolas-4- 26042016-oratoria-nas-escolas-2-

    Prefeitura de Chapecó