Secretaria de Habitação realiza Trabalho Social com famílias do Residencial Quatro Estações

Secretaria de Habitação realiza Trabalho Social com famílias do Residencial Quatro Estações

27 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Desde 2015, a Secretaria de Habitação, por meio da equipe de Assistentes Sociais e monitores sociais, vem realizando projeto social inovador de abordagem com as famílias pré-selecionadas para empreendimento habitacional em construção no município, em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida.
    O Residencial Quatro Estações é um condomínio vertical com 64 apartamentos, que em fase de conclusão, localizado no Bairro Bom Pastor. Esse empreendimento atenderá famílias com renda de até R$ 1.600,00 e proporcionará a aquisição da moradia própria.
    Nesta fase de pré-ocupação dos imóveis foram realizadas seis reuniões com as famílias, tendo atividades informativas tanto para os adultos, quanto para as crianças, sendo abordados assuntos como: os impactos do novo morar (com ênfase na diferença entre casa e apartamento); o que é um condomínio (direitos versus deveres individuais no condomínio); o Programa MCMV/FAR (objetivos, subsídio recebido, os critérios de participação e as condições contratuais); responsabilidades dos entes parceiros (Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal e Beneficiários); oferta e localização de serviços públicos no território do empreendimento (Assistência Social, Educação, Saúde, Lazer, Esporte e Cultura e Segurança Pública); acesso às tarifas sociais (água e energia elétrica); relações de vizinhança para o bem comum; orientações gerais sobre separação do lixo, animais domésticos, uso dos espaços comuns, planejamento do orçamento condominial e familiar, dentre outros.
    Além da reunião com as famílias, já agendada para o mês de junho, as próximas atividades serão: visita ao empreendimento, sorteio das unidades habitacionais, assinatura de contratos e recebimento das chaves.
    Após a ocupação dos imóveis, as atividades sócio-educativas com as famílias continuarão sendo realizadas no período de um ano, tendo por objetivo final a autonomia e a sustentabilidade dos moradores do empreendimento, informa a Secretária de Habitação Tatiane Bodigheimer.
    19042016-habita-4-estacoes-encontro-social-13- 19042016-habita-4-estacoes-encontro-social-12- 19042016-habita-4-estacoes-encontro-social-11-

    Prefeitura de Chapecó