Educação: projeto traz o autoconhecimento como ferramenta de ensino

Educação: projeto traz o autoconhecimento como ferramenta de ensino

27 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • O autoconhecimento tem início nas primeiras fases da infância na qual a criança estabelece consciência do seu “eu” como pessoa independente dos demais, socializando-se graças à interação e intercâmbios com os demais seres humanos. Com esta finalidade os alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Antônia Balbinot Pelizza, no Bairro Líder, estão conhecendo as partes do próprio corpo por meio de uma metodologia diferenciada.

    Conforme a coordenadora pedagógica, professora Sandra Maria Pietszkoski, através da utilização de um esqueleto como instrumento lúdico as crianças tem a possibilidade de se autoconhecer.

    “Um conhecimento que se desenvolve através do ensino científico aliado à prática. Este processo inicia nas primeiras fases da infância quando a criança toma conhecimento do seu eu, por meio da socialização e intercâmbios com as demais pessoas”, destaca.

    De acordo com a Secretária de Municipal de Educação, Maria de Lurdes Seben, as instituições de ensino, bem como seus profissionais, são os principais atores na construção desta identidade e autônomia. “São nestes espaços sob a orientação dos professores que os alunos vivenciam suas relações interpessoais, convivendo com o grupo, conhecendo novas pessoas interagindo, participando e fortalecendo seus vínculos sociais”, avalia.

    Para o professor de educação física André Vial, esta metodologia traz inúmeros benefícios para a criança. “Por meio de atividades visuais e motoras eles estão se conhecendo e entendendo as funções de sua pele, ossos e órgãos” conclui.

    edu2 edu1

    Prefeitura de Chapecó