Administração anuncia retorno das aulas de forma presencial em fevereiro em Chapecó

Administração anuncia retorno das aulas de forma presencial em fevereiro em Chapecó

12 de janeiro de 2021 Off Por Editor



  • As aulas em Chapecó irão voltar a partir de primeiro de fevereiro, no setor privado, e a partir do dia 18 de fevereiro, na rede pública. O retorno foi discutido na manhã desta terça-feira, em reunião da administração municipal de Chapecó com representantes do setor privado de educação e vigilância epidemiológica.

    “As matrículas podem ocorrer dentro da normalidade pois nós vamos ter o ano letivo de forma presencial. As escolas podem matricular 100%, respeitando o distanciamento. Em algum momento poderá ser necessária uma redução, de 50%, dependendo da situação. Mas nós acreditamos que os números vão melhorar com a chegada da vacina”, disse o prefeito João Rodrigues.

    A atual administração tem como orientação fazer o possível, dentro da legalidade, para que as aulas retornem presencialmente.
    Durante a reunião vários proprietários de estabelecimentos de ensino relataram dificuldades em manter as estruturas e também os professores com a constante mudança de regras.

    Também relataram a dúvida dos pais que trabalham e não sabem se a escola ficará aberta ou não. Professores da educação infantil disseram que as aulas virtuais podem até funcionar para crianças maiores, mas perdem muito em qualidade para os menores.
    A secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, disse que inicialmente a rede pública municipal iniciará de forma híbrida, sendo uma semana com aula presencial e outra semana com aula virtual, até que seja possível retomar a normalidade.

    “Nós temos que respeitar a bandeira que é determinada pelo Estado. Atualmente a bandeira vermelha permite 50% da lotação das salas. Mas até o início das aulas isso pode mudar para 100%. Nós estamos trabalhando para garantir o retorno de forma segura, cumprindo as regras, tanto para os alunos, pais e professores. O retorno não é obrigatório. Mas quem não for terá que cumprir conteúdo pois as crianças não podem perder o ano letivo”, disse a secretária.

    Na tarde desta terça-feira a equipe da Secretaria de Educação fará uma reunião em conjunto com a equipe da Secretaria da Saúde para definir a compra dos equipamentos de proteção individual dos professores, como máscaras, e outros materiais necessários para o retorno das aulas.

    Somente na rede municipal de ensino são 23 mil alunos.