Bolsonaro anuncia troca do presidente da Petrobras

Bolsonaro anuncia troca do presidente da Petrobras

19 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta sexta-feira (19) a troca do comando na Petrobras. Em nota divulgada em rede social, o mandatário informou que Roberto Castello Branco será substituído pelo general Joaquim Silva e Luna, ex-diretor geral da usina Itaipu Binacional.

    Com os seguidos aumentos no preço dos combustíveis, Bolsonaro já havia demonstrado insatisfação nos últimos dias com o comando da Petrobras. Nesta sexta, durante visita à cidade de Sertânia, em Pernambuco, ele reafirmou que faria “mudanças” na Petrobras após mais um reajuste no preço dos combustíveis, anunciado pela estatal nesta quinta-feira (18).

    “Jamais vamos interferir nesta grande empresa e na sua política de preços, mas o povo não pode ser surpreendido com certos reajustes”, disse. Durante a visita ele ainda mandou um recado: “exijo e cobro transparência de todos aqueles que eu tive a responsabilidade de indicar”.

    Algumas horas antes, em uma live para eleitores nesta quinta-feira (18), o presidente também falou de fazer trocas na empresa. A fala gerou uma reação negativa do mercado, e a empresa teve queda de até 7,92% de suas ações nesta sexta.

    Com os aumentos consecutivos nos preços dos combustíveis e as ameaças de novas greves de caminhoneiros, o governo enviou ao Congresso na semana passada um projeto de lei complementar que pretende mudar a forma de cobrança do ICMS (imposto estadual) sobre combustíveis.

    Diante do risco de mais atos, Bolsonaro convocou uma entrevista, com vários ministros, para explicar o que o governo pode fazer para reduzir a carga tributária dos combustíveis. Na ocasião, cobrou a colaboração dos governadores dos Estados, uma vez que o ICMS é um tributo estadual.

    Nos dias seguintes, o mandatário chegou a convocar campanha para fiscalizar preços dos combustíveis. Ele ainda acusou governadores de jogarem a população contra o governo federal. Bolsonaro também falou que zeraria nos próximos dois meses os impostos federais sobre o diesel.

    Com informações R7