Chapecó celebra o Dia Internacional dos Museus com programação especial

Chapecó celebra o Dia Internacional dos Museus com programação especial

11 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • A relação entre museus e paisagens culturais é tema da 14ª Semana Nacional de Museus. Em Chapecó a programação inicia no dia 16 de maio, com atividades no Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) e prossegue no dias 19, 20 e 21, com ações da Prefeitura de Chapecó.

    Nos três dias de programação, a Secretaria de Cultura enfatiza a valorização das culturas e das diversidades paisagísticas, através do Rural Tour Express. Trata-se de um passeio mediado, que levará alunos de escolas públicas para conhecer o Museu da Cultura Italiana, a Capela São Carlos e a Gruta da Sede Figueira.

    No sábado, dia 21, o passeio será destinado à comunidade, sendo por adesão, com o custo de R$ 70,00. O Rural Tour Full, inclui visita à propriedade de produção de queijo bovino e ovino, com desgustação, vinícula com degustação, passeio pela Gruta da Sede Figueira e Capela São Carlos e finaliza com café colonial. O valor inclui transporte, degustações, café e monitoria, sendo realizado das 13h30 às 17h30.

    Dentre os objetivos da programação está transmitir as tradições culturais passadas de geração para geração. “Este é um ótimo tema para ser abordado na Semana dos Museus, nos instiga a olhar a nossa volta e a compreender o espaço cultural, enquanto memórias da nossa comunidade”, explica a Secretária de Cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas.

    De acordo com Instituto Brasileiro dos Museus, em todo o país mais de 1.200 museus oferecerão ao público cerca de 3.700 atividades especiais. As ações celebram o Dia internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. O tema traz como ilustração a obra Pipas, de 1941, de Candido Portinari, representando as paisagens ao ar livre do país.

    Mais informações pelo telefone da Secretaria de Cultura: (49) 3319 1010 ou pelo email [email protected]

    cartaz-semana-dos-museus-2016-ok

    Prefeitura de Chapecó