Educação física: Desafios da profissão em debate

Educação física: Desafios da profissão em debate

11 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • A exemplo de outros setores a educação física vem passado por constantes mudanças deixando de ser apenas um incentivo a pratica esportiva para uma ferramenta de integração de toda a comunidade escolar. Com a finalidade de contribuir para que os profissionais assimilem este novo panorama a Secretaria de Educação de Chapecó, por meio da gerencia de Educação Infantil com apoio da Unochapecó, organizou uma capacitação para os professores de Educação Física. A iniciativa deve contemplar os 125 profissionais que atuam na Educação Infantil.

    Na educação infantil a disciplina tem sua linha de atuação além da melhoria e aprimoramento do movimento, educar a criança para a vida, desenvolvendo habilidades necessárias para sua inserção nos diferentes ambientes da sociedade. Para a gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Marla Ivana Schardong, o professor de Educação Física tem o compromisso de enfatizar a brincadeira com sentido e significado, brincando com o corpo. Precisa criar situações onde a criança tenha contato com diferentes manifestações culturais de movimento, respeitando seus interesses e necessidades, tendo em vista a dimensão lúdica como elemento essencial para a ação educativa.

    A formação foi organizada em quatro momentos distintos onde o primeiro aconteceu na terça-feira (10), no auditório da Escola Básica Municipal, Rui Barbosa, na oportunidade os palestrantes, professores Ricardo Rezer, e Jaqueline Reni Loss abordaram a seguinte temática; Formação do Professor de Educação Física na atualidade.

    “As atividades deste porte são determinantes para expandir os horizontes dos professores, oferecendo subsídios e orientações para que diversifiquem as ações em prol do desenvolvimento dos alunos. Pois o trabalho envolveu questões referentes a formação destes profissionais bem como os desafios diários da atividade”, destaca a gerente.

    A capacitação é resultado de uma parceira entre a Secretaria de Educação e a Unochapecó por meio do Programa Universidade Escola, no sentido de possibilitar a formação continuada: “Educação e Prática Educativa” para os professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil.

    A formação está organizada da seguinte forma:

    Datas Tema CH Professores Local
    10/05

    Vespertino

    Formação do Professor de Educação Física na atualidade 4 h

    teórica

    Dr. Ricardo Rezer

    Me. Marizete Lemes da Silva Matiello

    Auditório
    15/06

    Matutino e Vespertino

    Construção de jogos, brinquedos

    e brincadeiras

    8

    Prática

    Me. Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues

    Me. Jaqueline Reni Loss

    Ginásio – quadras e sala de dança
    31/08

    Vespertino

    Aprendizagem Motora 4 h

    Prática

    Me. Carla dos Reis Rezer Auditório
    19/09

    Vespertino

    Educação Física Inclusiva na

    Educação Infantil

    4 h

    Prática

    Me. Deizi Domingues da Rocha Ginásio – quadras

    edu1

    Prefeitura de Chapecó