Gestantes de Chapecó: acompanhamento e orientações influenciam nos índices

Gestantes de Chapecó: acompanhamento e orientações influenciam nos índices

14 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • A partir do momento que a mulher descobre estar grávida, começa uma etapa de preparação para a futura mamãe e toda família. É um momento especial e de muita ansiedade pela chegada do novo integrante. Mas também um período de muitas dúvidas e incertezas. Em Chapecó as gestantes têm todo o acompanhamento necessário durante a gestação, incluindo os cuidados com a mãe e o bebê. Além do pré-natal realizado nos Centros de Saúde da Família, tem os cursos de gestantes e toda a estrutura e especialistas da Clínica da Mulher, que também atendem as gestantes de alto risco. Existem ainda os programas como o “Infância Mais Amor”, que ao lado da Estratégia Saúde da Família, é uma das ações direcionadas às gestantes em situação de vulnerabilidade, com foco nas adolescentes. Entre as atividades desenvolvidas pelo programa está o incentivo ao nascimento saudável, aleitamento materno, crescimento e desenvolvimento do bebê e alimentação saudável.
    Está tudo bem com a gestação gemelar de Noeli Rosa Pinheiro. Isso porque ela recebeu todo cuidado e acompanhamento na Clínica da Mulher. Com 38 semanas, as meninas que estão em fase final de desenvolvimento, devem chegar nos próximos dias. Noeli já tem duas filhas, e essa gravidez, segundo ela, certamente está diferente. “Quando descobri que seriam gêmeas, fiquei bastante assustada, demorei a acostumar com a ideia, mas agora estou ansiosa para a chegada delas, é uma emoção muito grande”, comentou.
    Os bons índices comprovam a eficácia do trabalho
    Todas essas ações e programas têm apresentado resultados positivos que influenciam nos índices e na melhoria da qualidade de vida das mulheres e crianças chapecoenses. No ano de 2015, por exemplo, houve 81,21% na cobertura de pré-natal, ou seja, todas elas recebem durante a gravidez o acompanhamento necessário, passando por pelo menos, sete consultas durante todo período gestacional. Outro índice que também é preconizado pelo Ministério de Saúde é o incentivo ao parto normal, que em Chapecó foi, em 2015, um índice de 37,53%.
    Curso de Gestante em andamento
    Outra ação realizada pelo município são os cursos de gestantes, oferecidos às mulheres e suas famílias para ajudar na organização e chegada do bebê, com orientações sobre o período que envolve a gestação, preparação ao parto e a chegada do bebê. Esses são os principais objetivos do curso de Gestante e Família que o Centro de Saúde da Família Eldorado realizou entre os dias 10 e 12 de maio. A última etapa do curso está marcada para o dia 20/05, quando os casais realizarão uma visita ao Hospital Regional do Oeste para conhecer a estrutura e o atendimento na maternidade.
    De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde, Clair Fátima Silveira de Alves, cerca de 10 gestantes e suas famílias estão participando do curso, que aborda temáticas como acompanhamento do pré-natal, amamentação, cuidados com o recém-nascido, dicas alimentares na gestação, direitos trabalhistas da gestante, cuidados de saúde bucal para a mamãe e o bebê, tipos de partos e atividades físicas durante a gestação. Além disso, ela destaca a criação de espaço especial para as crianças e outro ambiente decorado para fotografias e registros desse momento com a gestante e suas famílias.
    Clair explica ainda que toda a equipe da unidade, enfermeiros, dentista e NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família (nutricionista, educador físico, fisioterapeuta), além de estudantes de enfermagem, estão trabalhando com as gestantes e suas famílias, passando essas dicas e orientações. “Nosso objetivo é ajudar as famílias nessa preparação, pois sabemos que é um período de muitas mudanças e preparações para a chegada do bebê. O curso é um espaço adequado para as gestantes e seus companheiros esclarecerem suas dúvidas sobre as mudanças que ocorrem nesta fase, num ambiente acolhedor de apoio e troca de conhecimento”, comentou.
    O casal Jandira Dallastra e Antonio Gomes, estão grávidos de 02 meses. Eles já têm uma menina de 10 anos e o segundo filho veio de forma inesperada, mas já estava nos planos futuros. Segundo Jandira, mesmo já tendo uma experiência, é sempre uma emoção estar grávida. “Eu poderia ter 10 filhos que a emoção e adrenalina seriam grandes sempre”, comentou. Eles estão participando do curso de gestantes, e garantem que apesar da experiência que já possuem, o curso é fundamental. “O curso trouxe muito aprendizado e recordações, muitas dicas e orientações de cuidados que são essenciais para o desenvolvimento do bebê e da saúde da mãe”, comentou Jandira.
    Raqueli do Prado está no quinto mês de gestação e ainda não sabe o sexo de seu terceiro bebê. “Eu já tenho duas meninas, agora no próximo ultrassom devo saber o que é, estou muito ansiosa para saber”, comentou. Ela também comentou que, apesar da experiência, o curso trouxe muitas dicas e conhecimentos. “O conhecimento e o preparo ajudam, pois quando chegar o bebê, você sabe o que e como fazer”, finalizou.
    gedc0761 gedc0738 gedc0722

    Prefeitura de Chapecó