Chapecoense se manifesta favorável á volta das torcidas aos estádios

Chapecoense se manifesta favorável á volta das torcidas aos estádios

16 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • Representantes de Santa Catarina nas séries A, B e C do Brasileiro, Chapecoense, Avaí, Brusque, Criciúma e Figueirense concordam com o retorno do público.

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última sexta-feira as normas do protocolo para a volta de público aos estádios de futebol dos campeonatos nacionais, e os clubes catarinenses envolvidos nas principais séries do Brasileiro deram seus posicionamentos favoráveis pelo retorno da torcida. Entre as obrigatoriedades do protocolo estão a da imunização completa do público ou teste para Covid-19.

    O documento da CBF propõe o retorno da torcida a partir das quartas de final da Copa do Brasil, que começam no dia 25 de agosto, mas que se estendem às séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, que tem representantes de Santa Catarina.

    Pela Série A, o vice-presidente de marketing da Chapecoense, João Carlos Stakonski, falou sobre o posicionamento da equipe do Oeste.

    — A Chapecoense é favorável ao retorno do público desde que atenda ao protocolo determinado e às diretrizes da saúde pública — comentou.

    Já em Florianópolis, com o Avaí na Série B e o Figueirense na Série C, os presidentes das duas equipes também foram na mesma linha de liberação.

    — A nossa previsão é essa, com sócios já vacinados. Estamos fazendo um trabalho para que retorne, gradativamente, os torcedores em geral — disse, Francisco Battistotti, presidente do Avaí.

    — Estamos aguardando as especificações das autoridades de saúde e da Federação Catarinense de Futebol para, no momento certo, retornar — Norton Flores Boppré, presidente do Figueirense.

    Procurados pela reportagem, o Brusque, que está na Série B, e o Criciúma, na terceira divisão, também confirmaram que são favoráveis pela volta da torcida.

    Para a professora do departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandra Boing, o período da pandemia ainda é complicado para que haja o retorno da torcida aos estádios de futebol.

    — Neste momento, onde há uma introdução da variante delta, que é muito mais transmissível, esse tipo de evento tem um impacto não só para quem vai participar dele, mas também para toda população — falou.

    Para acessar os estádios, o público terá que apresentar um teste RT-PCR de detecção do vírus SARS-CoV-2 de no máximo três dias antes da data da partida. Também será aceito o teste de pesquisa de antígenos de até dois dias antes do jogo.

    Torcedores que estejam totalmente vacinados, os imunizados com duas doses ou no caso da dose única da vacina, também terão o acesso liberado. Neste caso, não será necessário realizar qualquer tipo de teste.

    Veja alguns pré-requisitos obrigatórios para a presença de torcida

    Aferição de temperatura corporal;
    Uso obrigatório de máscaras de proteção facial autorizadas pela ANVISA nos ambientes internos do estádio durante todo o período de permanência;
    Obrigatória a manutenção do distanciamento social nos assentos e setores do estádio durante todo o período de permanência;
    Higienização das mãos com álcool a 70% ou lavagem com água e sabão.

    Como será definida a quantidade de torcedores nos estádios?

    O critério utilizado para calcular a quantidade de público que os estádios poderão receber nestas partidas é chamado de taxa de normalidade. O cálculo leva em consideração seis pontos:

    Taxa de incidência (casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias)
    Tendência da taxa de casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias
    Mortalidade por Covid-19 por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias
    Tendência da taxa de mortalidade por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias
    Letalidade de Covid-19 (global)
    Percentual da população plenamente vacinada contra SARS-CoV-2

    Através de uma pontuação definida pela CBF, com base nos números destes pontos, é feito um cálculo da taxa de normalidade para determinar o limite de público recomendado para cada estádio.

    Por exemplo: se o cálculo oferecer um resultado menor que 30%, a taxa de normalidade será baixa e estará liberado até 10% da capacidade de público. Se a taxa de normalidade for de 75% ou mais, a taxa de normalidade será considerada ideal e está permitido um percentual de público acima de 50% da capacidade do estádio.

    Nas competições com fases eliminatórias, para equilíbrio dos confrontos e condições, a CBF definiu dois modelos:

    Em partidas ida e volta (mata-mata), será permitida a diferença máxima de 15% das respectivas capacidades, prevalecendo a condição liberada do estádio com menor quantitativo. Exemplo: Um Clube A tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 20% do estádio, enquanto o Clube B, de outro estado, tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 70% do estádio. No caso de confronto entre as equipes em formato eliminatório ida e volta, o Clube A poderá receber 20% da capacidade do estádio e Clube B um máximo de 35%;
    No caso de um dos clubes envolvidos não ter autorização pelo órgão sanitário local para receber público no estádio, ambas as partidas não terão público. Exemplo: Um Clube A tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 20% do estádio, enquanto um Clube B, de outro estado, não tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público (0% do estádio). No caso de confronto entre as equipes em formato eliminatório ida e volta, nem Clube A nem Clube B poderão receber público nos seus respectivos estádios.

    Venda de ingressos

    No documento, a CBF garante que disponibilizará um sistema virtual para consultas a respeito de vacinas, testes RT-PCR e antígeno, a fim de que os clubes ou as empresas por eles contratadas possam verificar a veracidade das informações de vacinação plena ou testagem prestadas pelos torcedores.

    Com informações GE Esportes