Vídeo: operação “Tractor” da Polícia Civil efetua prisões em combate a furtos de cargas de tratores em SC

Vídeo: operação “Tractor” da Polícia Civil efetua prisões em combate a furtos de cargas de tratores em SC

4 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), deflagrou a operação “Tractor” contra um grupo criminoso responsável por furtos de cargas de tratores. Houve duas prisões.

    A investigação começou após o furto de uma carga de tratores ocorrido no dia 22/12/2021, em Garuva, no Norte de SC. A equipe da DFRC/DEIC verificou inconsistências no relato do motorista e efetuou diligências para verificar a veracidade das informações prestadas.

    Atuação interestadual

    A investigação comprovou que o motorista estava envolvido no furto da carga. Foi possível identificar os demais envolvidos na trama criminosa, todos pertencentes a um grupo voltado à prática de crimes relacionados a furtos/roubos/receptação de cargas, com atuação interestadual.

    Diante do conjunto probatório reunido, foram deferidos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão pelo Judiciário, os quais foram cumpridos na quinta-feira (03) nas cidades de Maringá/PR, Nova Tebas/PR, Nova Londrina/PR e Curitiba/PR.

    Além do cumprimento dos mandados de prisão, nas buscas foram coletados diversos documentos e objetos que serão analisados pela equipe de investigação da DFRC/DEIC. Segundo o delegado de polícia Osnei Valdir de Oliveira, a Polícia Civil apurou que o grupo criminoso possuía diversos caminhões e cooptava motoristas que possuíam cadastro aprovado nas empresas gerenciadoras de risco para promover os carregamentos e subtração da carga.

    Com as diligências desencadeadas na quinta-feira (03), a Polícia Civil apurou que o grupo praticou diversos furtos. A ação policial frustrou a subtração de uma carga de placas de energia solar de elevado valor comercial que os integrantes da organização criminosa iriam carregar na manhã de quinta-feira, em Curitiba, com o fim de subtrair a carga.

    O cumprimento dos mandados contou com o apoio das delegacias da DEIC, DFAZ/DEIC; DD/DEIC; DRACO/DEIC e DENARC da Polícia Civil de Maringá/PR.

    Delegado de polícia Osnei Valdir de Oliveira fala sobre a operação Tractor: