Curso aproxima crianças da linguagem da arte

Curso aproxima crianças da linguagem da arte

15 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • A cada aula uma nova experiência. Para os alunos do curso de Laboratório de Artes Visuais da Escola de Artes de Chapecó, é assim, um contato com diferentes materiais e texturas, em projetos que trazem além de conhecimento e vivências distintas, muita diversão.

    As aulas acontecem durante toda a semana com crianças de 5 a 9 anos de idade, e aproximam os pequenos da linguagem da arte e técnicas como desenho, serigrafia, pintura, modelagem, cerâmica e xilografia, por exemplo. “Hoje as crianças tem fácil acesso a tecnologia, brincam muito com computador e vídeo game, por exemplo, este curso mostra outras formas de brincar através de um trabalho feio à mão, criado por eles. Muito mais do que a técnica o curso quebra padrões, estimula a sensibilidade, a criatividade e a descoberta da personalidade de cada um”, explica a professora Claudia Bertaso Sander.

    Planejadas pedagogicamente pelas professoras de acordo com a faixa etária, as atividades são desenvolvidas com cerca de 140 crianças, em nove turmas. Acontecem em laboratórios com materiais disponíveis e espaço suficiente para estimular a criatividade ilimitada das turmas. “Aqui eles participam de atividades que não tem condições de desenvolver em casa”, explica a professora.

    Para realizar seus projetos as crianças utilizam diferentes materiais alternativos, como litros, jornais, embalagens, potes de iorgurte e fitas cassete, além de argila, giz pastel e oleoso, nanquim e tintas, criadas por eles. “Eu gosto muito de vir para a escola, gosto de tudo aqui, de todas as aulas e materiais, especialmente de pintar”, conta Álifer dos Santos Santana, de 7 anos.

    Para criar seus próprios trabalhos os alunos são apresentados a artistas, fazem o estudo das cores primárias, dos efeitos da luz do sol na cor do céu, além de terem contato com livros e filmes, que ampliam suas referências. As propostas buscam desenvolver temas relacionados com o cotidiano, a figura humana, a natureza, acontecimentos locais e mundiais. “Não valorizamos aqui somente o trabalho final de cada criança. Valorizamos o tempo. E aqui eles aproveitam se desenvolvendo”, enfatiza Claudia.

    4 3 (1) 2 (1) 1 (1)

    Prefeitura de Chapecó