IBGE vai divulgar pela 1ª vez dados sobre orientação sexual

IBGE vai divulgar pela 1ª vez dados sobre orientação sexual

24 de março de 2022 Off Por Editor



  • Indicadores foram levantados na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019.

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar pela primeira vez dados sobre a orientação sexual da população. Esses indicadores foram levantados na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde.

    Os dados serão divulgados em 25 de maio. A publicação atende à Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais instituída em 1º de dezembro de 2011. Segundo o IBGE, ia investigação se faz necessária tanto para a elaboração de políticas públicas voltadas para essa população quanto para o monitoramento de potenciais desigualdades de aspectos sociais e de saúde, segundo as diferentes orientações sexuais, e, por fim, para a construção do conhecimento científico relacionado ao tema.

    O IBGE havia sido questionado pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre o porquê de não ter incluído perguntas sobre a população LGBTQIA+ no Censo Demográfico de 2022. Segundo o Instituto, a pesquisa, que acontece de 10 em 10 anos, “não é adequada para sondagem ou investigação de identidade de gênero e orientação sexual”, já que permite que um morador responda por ele e pela família, enquanto perguntas sobre orientação sexual de um determinado morador só podem ser respondidas por ele mesmo.

    Com informações UOL