Aberta oficialmente a Semana do Escritor Chapecoense

Aberta oficialmente a Semana do Escritor Chapecoense

16 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • Foi aberta oficialmente na noite da última quarta-feira (15), na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, a 13ª edição da Semana do Escritor Chapecoense. A cerimônia contou com a participação de autoridades, professores, estudiosos, escritores e leitores.

    Conforme a coordenadora e bibliotecária da Biblioteca Municipal, Caroline Miotto Pecini, nada melhor do que esta abertura acontecer neste espaço. “É aqui que o trabalho dos escritos se dissemina. A biblioteca é forma mais democrática de disponibilizar as obras à comunidade”, disse.

    Dentre os objetivos do evento está aproximar do cotidiano das pessoas, os escritores chapecoenses e suas obras. As atividades estão sendo desenvolvidas em instituições educativas, encontros voltados a estudantes de universidades, bate papos com alunos e professores de escolas municipais e estaduais, exposições e recitais abertos á comunidade e atividades em locais públicos, de fácil acesso. A data, tradicional no calendário do município, fomenta o incentivo à leitura e a produção literária local.

    De acordo com Roselaine Vinhas, Secretária de Cultura de Chapecó, a Semana do Escritor é feita a muitas mãos, com apoiadores e parceiros. “Neste ano traz uma extensa programação desenvolvida em diferentes bairros do município, voltada a públicos distintos, valorizando os escritores e facilitando o acesso da comunidade. Queremos que todos possam sentir o prazer das viagens que os livros proporcionam”, disse.

    Para Neyla Caramori, integrante do Conselho Municipal de Política Cultural, “é um momento muito feliz poder vivenciar mais uma edição consecutiva deste evento. Isso nos mostra ainda mais a importância desta Semana e dos nossos escritores. Em meio a tantas inovações tecnológicas acessíveis, este trabalho, tão importante para a nossa comunidade, não para. Temos certeza que o livro jamais perderá o seu espaço”, enfatiza.

    Nesta edição a Semana do Escritor tem gosto de celebração, pelos 30 anos de comemoração da Associação Chapecoense de Escritores (Ache). As três décadas de trabalho foram marcadas por palestras, exposições, recitais e lançamentos de livros por toda a região Oeste de Santa Catarina. Segundo Marlene Petter Suelo, Presidente da Ache, “muitos escritores já passaram pela Associação e marcaram esses trinta anos de história”.

    A cerimônia contou ainda com a apresentação do Trio de Flautas da Escola de Artes de Chapecó e finalizou com roda de leitura com o escritor Marco Aurélio Nedel, sobre a obra ‘Condá – O Imperador do Oeste’, mediada pelo professor de história da Universidade Federal Fronteira Sul, Fernando Vojiniak. A programação da Semana do Escritor traz, até o próximo sábado (18), recitais, exposição, vista em escolas públicas, mesa redonda, varal literário e bate-papos. Confira:

    16/06 – Quinta-feira

    19h30 – Sarau Literário – Universidade Federal da Fronteira Sul;

    20h – ‘Biblioteca Humana’ – histórias reais contadas por pessoas reais – biblioteca da UFFS.

    17/06 – Sexta-feira

    9h – Visita de escritoras nas Escolas Básicas Municipais Sereno Soprana e Jardim do Lago;

    15h – Lançamento de livros – Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella – Calçadão;

    20h – Mesa redonda sobre Leitura com alunos e professores da Unochapecó e UFFS – Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

    18/06 – Sábado

    9h – Varal Literário – “Doe um agasalho e ganhe um livro” – Calçadão;

    15h – Chá Literário com contos, causos e poesias – Biblioteca Pública Neiva Maria Andreatta Costella – Calçadão.

    3 (10) 2 (12) 1 (14)

    Prefeitura de Chapecó