Pichação nazista em placa de igreja assusta moradores em SC

Pichação nazista em placa de igreja assusta moradores em SC

22 de abril de 2022 Off Por Editor



  • A Comunidade Anglicana Bom Jesus, em Pomerode, no Vale do Itajaí, amanheceu com uma placa da igreja anglicana pichada com um símbolo nazista, na manhã da última segunda-feira (18). A placa de uma pousada também foi vandalizada com o desenho de um órgão genital masculino.

    O postulante e ministro responsável pela comunidade, Lucas Schumacher, emitiu um comunicado sobre o caso e condenou o vandalismo com símbolo nazista. Segundo ele, o proprietário da pousada encontrou as pichações por volta das 11h da manhã de segunda. O ato assustou a comunidade, que registrou boletim de ocorrência.

    As placas ficam na entrada da rua Ribeirão Domingos, no bairro Testo Salto, próximo à comunidade. O letreiro indica o caminho até a igreja.

    Investigações apuram pichação de símbolo nazista
    Um boletim de ocorrência foi registado e um inquérito foi aberto. Conforme delegado Antonio Godoi, este é o primeiro caso registrado em Pomerode, mas há uma crescente de casos relacionados ao nazismo, como a pichação de suástica, bandeiras do partido nazista e outros símbolos relacionados.

    “Nós temos duas linhas de investigação, uma é a de apologia ao nazismo e a outra de preconceito religioso, em virtude da igreja”, ressaltou o delegado.

    O local onde a placa pichada com símbolo nazista está colocada é afastado, por isso, não possui câmeras de videomonitoramento nas proximidades, assim, as investigações que está em andamento, ouve moradores e buscando provas, para encontrar os suspeitos.

    Posicionamento da igreja

    O ministro da igreja anglicana, Lucas Schumacher, esclareceu, em comunicado, que a comunidade espera que os pichadores sejam encontrados e condenou o ato e o símbolo nazista.

    “Lutamos e defendemos toda boa criação de Deus. Como parte da Igreja de Cristo no mundo de Deus, temos lutado contra todas as formas de exclusão e preconceito”, destacou.

    O líder religioso também disse que a comunidade não sofreu outros ataques. “Graças a Deus, nosso templo não foi atingido e não houve outras ameaças, seja via mensagens ou telefonemas, mas o que não justifica que iremos deixar tal situação passar em branco. Solicitamos investigação de fatos e que os responsáveis sejam identificados”, ressaltou.

    Schumacher também destacou que a igreja luta contra todos as formas de preconceito. A Igreja Anglicana foi criada na Inglaterra, e tem como membros a família real britânica. A denominação religiosa permite que mulheres se tornem reverendas e bispas e aceita casais homoafetivos, que podem receber benção matrimonial.