Feriado em SC com chuva, vento e chance de granizo; veja a previsão

Feriado em SC com chuva, vento e chance de granizo; veja a previsão

22 de abril de 2022 Off Por Editor



  • O feriado de Tiradentes, será marcado em Santa Catarina por temporais isolados com chuva de intensidade moderada a forte em alguns locais e que deve ser acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo, segundo informações da Defesa Civil do estado.

    O tempo deve estar estável com variação da nebulosidade em todo o território catarinense nos períodos da madrugada, manhã e tarde, em função da influência de um sistema de alta pressão. A partir do período da noite a condição de tempo muda devido a uma frente fria oceânica combinada com centros de baixa pressão. O fenômeno se aproxima pela região Oeste, causando os temporais isolados com chuva, rajadas de vento e eventual queda de granizo, informou o órgão.

    Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais no oeste catarinense. As temperaturas mínimas ficam em torno de 09°C a 11°C nos planaltos e no Meio-Oeste e entre 13°C a 17°C nas demais regiões.

    As temperaturas máximas oscilam entre 23°C a 27°C no litoral, no Extremo Oeste e no Oeste e entre 20°C a 24°C nas outras regiões. Os ventos sopram de direções variadas no estado e de direção norte na costa litorânea, com intensidade fraca a moderada, informou o órgão.

    Já na madrugada de sexta-feira (22), a frente fria oceânica combinada com cavados em médios níveis da atmosfera, se deslocam em direção ao Meio-Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, provocando temporais isolados de intensidade moderada, acompanhados de rajadas de vento e eventual queda de granizo.

    Ao amanhecer, os eventos climáticos se espalham também para áreas do Planalto Norte e Litoral, se concentrando mais nas áreas de divisa com o Paraná no período da tarde. Com início da noite a frente vai atingis nossos vizinhos paranaenses, mas ainda provoca chuva fraca em algumas regiões do estado de Santa Catarina, divulgou a Defesa Civil.

    A sexta-feira tem possibilidade é moderada para ocorrências relacionadas aos temporais. As temperaturas mínimas ficam entre 11°C e 15°C do oeste ao leste do estado e entre 15°C e 17°C no litoral e Baixo Vale do Itajaí. As Máximas oscilam entre 18°C e 22°C no litoral, Oeste e Extremo Oeste e entre 14°C e 19°C nas demais áreas.

    E o final de semana após o feriado tem áreas de instabilidade, com favorecimento de pancadas de chuva isoladas no sábado (23). O tempo fica estável a partir da noite. No domingo (24), deve iniciar com tempo estável, mas a partir do meio da tarde a aproximação de sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera causam chuva em áreas de divisa ao Sul.

    Com informações da Defesa Civil