Com síndrome de down, menina de 4 anos compartilha rotina nas redes sociais

Com síndrome de down, menina de 4 anos compartilha rotina nas redes sociais

6 de julho de 2022 Off Por Editor



  • No instagram, a menina de 4 anos incentiva outras crianças com a mesma condição genética

    Diagnosticada, após o nascimento, com Síndrome de Down – condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois – Júlia Müller Martins pegou seus pais, Alessandra Müller e Carlos Martins, de surpresa. Quem vê a Juju, como Júlia é chamada, brincando no parquinho do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis, Idalina Ochôa, localizado no bairro Carianos, não imagina as barreiras que ela ultrapassou.

    Mesmo sem ter muitas informações sobre a condição e com medo de não saber lidar com a notícia, os pais de Juju buscaram aprender meios de criar a filha da melhor maneira possível com auxílio de médicos especialistas e terapeutas.

    Hoje, com 4 anos, a pequena excedeu as expectativas de todos ao desfraldar cedo, aprender a comer sozinha na idade esperada e ingressar na creche, onde pode aprimorar suas habilidades cognitivas e sociais que serão necessárias para a alfabetização.

    Juju se tornou uma criança alegre e amorosa devido ao acolhimento que recebe da família, dos professores e dos seus amigos. Por conta das conquistas da filha, a mãe foi aconselhada pelos profissionais da saúde a compartilhar a rotina da pequena nas redes sociais, para incentivar outras famílias que se encontram na mesma situação.

    Assim, surgiu o perfil na plataforma do Instagram @jujueatrupe, administrado por Alessandra que publica o dia a dia da Juju e dos seus irmãos Catarina, 2, Theo, 10 e Caio de 11 anos.

    Na rede social, a pequena mostra suas descobertas, seus trabalhos como modelo, as aulas de balé que frequenta, e até as bagunças que apronta junto com a caçula.

    Dia a dia na creche

    Na creche, ela participa das atividades que ajudam a aprimorar sua coordenação motora como, cortar papel, explorar a terra e contar histórias.

    As responsáveis por orientar a Juju durante os projetos são as professoras do grupo de 4 a 5 anos (G 5/4), Marivana Mafra, Sabrina Souza, Cláudia Schlatter, Janaína Regis e Manuella Santos, que desenvolvem um planejamento com objetivo de aprimorar as capacidades das crianças igualmente.

    Segundo as educadoras, o convívio com as situações do cotidiano trazem aprendizagem significativas que formam a personalidade das crianças, pois é na infância que elas constroem parte dos valores que levarão para o resto de suas vidas.

    Como resultado do esforço das profissionais, foi possível notar mudanças consideráveis no comportamento da pequena, que agora consegue socializar com os amiguinhos nas brincadeiras e também verbalizar o que deseja em vez de apenas gesticular.

    A professora Marivana relata que cada aprendizado adquirido é motivo de alegria para ela. “Ver as habilidades da Júlia se expandirem é muito especial. Os resultados positivos mostram o impacto que o nosso trabalho tem na vida dela”.

    A mãe da Juju, Alessandra, sempre ressalta para seus seguidores do Instagram a importância da creche na vida da filha e como ela consegue reter tantos conhecimentos durante o tempo que passa no local. “Ela conseguiu adquirir ainda mais autonomia, respeito às regras e interagir melhor socialmente”.

    Com informações SCC10