Defesa Civil de SC alerta para ciclone extratropical; veja previsão

Defesa Civil de SC alerta para ciclone extratropical; veja previsão

8 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • Segundo a Defesa Civil, entre quarta (10) e sexta-feira (12) um ciclone extratropical se aproxima de Santa Catarina e segue em direção ao oceano. Nesta segunda-feira (8), há instabilidade com nuvens, chuvas e trovoadas por todo o estado, durante o dia e a noite.

    O meteorologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Marcelo Martins, afirma que o ciclone se forma no do Sul do Brasil, na altura do litoral de Santa Catarina. “Por isso que nos afeta tanto nas condições de tempo, mar e vento”.

    O tempo segue instável com chuvas e rajadas de vento na terça-feira (9), já com influências do ciclone extratropical. O risco é alto para ocorrências relacionadas à chuva, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. Já em relação aos ventos, o risco para ocorrências é moderado a alto.

    Na quarta-feira (10), o dia amanhece com instabilidade e chuva em todo o estado, mas deve melhorar ao longo do dia, uma vez que o ciclone se desloca em direção ao mar. Mas no Litoral os ventos devem chegar a rajadas de 80 a 100 km/h, justamente pela aproximação do ciclone da costa.

    Já na quinta-feira (11), o tempo melhora em Santa Catarina e chega a ter sol ao longo do dia.

    Nos próximos dias da semana, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação do mar e à ressaca em todo o litoral do estado.

    Veja as temperaturas para esta segunda-feira (8):

    Litoral Norte: mínima 14ºC, máxima 18ºC;

    Planalto Norte: mínima 11ºC, máxima 15ºC;

    Grande Florianópolis
    Litorânea: mínima 15ºC, máxima 19ºC;

    Grande Florianópolis Serrana: mínima 10ºC, máxima 15ºC;

    Vale do Itajaí: mínima 12º, máxima 17ºC;

    Litoral Sul: mínima 13ºC, máxima 18ºC;

    Planalto Sul: mínima 7ºC, máxima 15ºC;

    Meio Oeste: mínima 11ºC, máxima 17ºC;

    Oeste: mínima 12ºC, máxima 20ºC;

    Extremo Oeste: mínima 13ºC, máxima 20ºC.