Vórtice ciclônico traz chuva, temporais isolados e granizo para SC

Vórtice ciclônico traz chuva, temporais isolados e granizo para SC

5 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Fenômeno deve atuar no Estado entre terça (06) e quarta-feira (07)

    Nesta segunda-feira (05), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a formação e atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis entre terça (06) e quarta-feira (07), na região Grande Oeste. O vórtice ciclônico favorece a ocorrência de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo na região, onde o risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado.

    Nas demais regiões, os indicativos são de chuva intensa e frequente, resultando em risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos.

    Previsão do tempo:

    Na terça-feira (06), a atuação de uma região de baixa pressão deixa o tempo nublado com chuva em todo o estado catarinense. Por vezes, a chuva pode aparecer intensa, com raios e rajadas de vento. O amanhecer será de temperaturas mínimas de 7°C a 12°C no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana. No litoral e áreas próximas marcam de 12°C a 16°C. À tarde, as temperaturas variam de 14°C a 19°C na maior parte do estado. A exceção fica para o Extremo Oeste e Litoral Sul onde alcançam uma máxima de 20°C. Os ventos sopram de leste e nordeste com intensidade fraca.

    Na quarta-feira (07), permanece a atuação da região de baixa pressão sobre SC, especialmente nas áreas do Meio Oeste, Planaltos e regiões litorâneas. A chuva atua desde a madrugada e enfraquece a partir da tarde. Segue o risco baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva intensa nestas regiões. Na porção Oeste, a chuva ainda ocorre de forma isolada no período da manhã. As mínimas marcam de 11°C a 14°C no Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. No Litoral e áreas próximas variam entre 14°C e 18°C. As máximas marcam entre 20 a 24°C no Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte. Nas demais áreas do estado não passam de 20°C. Os ventos sopram de nordeste com intensidade fraca a moderada.