Polícia Civil prende seis pessoas suspeitas por integrar célula neonazista em Santa Catarina

Polícia Civil prende seis pessoas suspeitas por integrar célula neonazista em Santa Catarina

24 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Na quinta-feira (20), Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou a Operação “Gun Project” e deu cumprimento a seis mandados de prisão temporária e a sete mandados de busca e apreensão.

    As ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente nos municípios de Florianópolis, São José, Joinville, Maravilha e São Miguel do Oeste.

    Durante a operação, foram presas seis pessoas suspeitas de integrarem uma associação criminosa armada dedicada à produção caseira de armas de fogo e ao cometimento de crimes raciais. A investigação revelou que o grupo se reunia em um sítio, utilizando coletes e peças réplica de uniforme nazista para a realização de treinamento com armas de fogo e discussão sobre ideário antissemita.

    A investigação, iniciada há cinco meses, ainda revelou que pertencia a essa célula neonazista uma impressora 3D apreendida com um de seus membros, quando ele foi preso por tráfico de drogas, em abril de 2022, em São Miguel do Oeste.

    Naquela oportunidade, também foram apreendidas peças de arma de fogo já impressas e bandeiras supremacistas.

    Na ação da última quinta-feira (20), além das prisões efetuadas, foram apreendidos diversos materiais de cunho nazista e extremista. No total, a operação contou o apoio de 50 policiais da Polícia Civil de Santa Catarina.

    Quatro alunos da UFSC estão entre os seis presos na operação que apura a existência dessa célula nazista no Estado, e podem ser expulsos da Universidade. A punição máxima está prevista no Regime Disciplinar do Corpo Discente, que consta em uma resolução do Conselho Universitário (nº 017/CUn/97) e que trata do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC.

    UFSC vai solicitar informações à Polícia Civil sobre os alunos presos por neonazismo

    Os casos, no âmbito da UFSC, serão tratados individualmente. Segundo a Polícia Civil, quatro alunos da UFSC estão entre os seis presos na operação que apura a existência de uma célula nazista no Estado. Os estudantes são acadêmicos dos cursos de Letras, Direito e Engenharia.

    Rito

    O Regime Disciplinar do Corpo Discente prevê a instalação de um Processo Disciplinar (PD) de Rito Sumaríssimo pelo Presidente do Colegiado do Curso. As penas previstas são de advertência, repreensão, suspensão e desligamento.

    Caso o PD conclua que a punição deva ser maior do que a suspensão do aluno, será formada pelo Reitor uma comissão que instituirá um inquérito que pode resultar na expulsão definitiva do aluno da UFSC.

    Veja o que diz o Regime Disciplinar do Corpo Discente

    Art. 117 – Aos membros do corpo discente da Universidade Federal de Santa Catarina, assegurado pleno direito de defesa ao acusado, serão cominadas as seguintes penas disciplinares: I – advertência; II – repreensão; III – suspensão; IV – eliminação (desligamento).

    Art. 118 – Na definição das infrações disciplinares e fixação das respectivas sanções, serão considerados os atos contra: I – a integridade física e moral da pessoa; II – o patrimônio ético, científico, cultural, material, inclusive o de informática; III – o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas.

    Art. 119 – Na aplicação das sanções disciplinares serão considerados os seguintes elementos: I – primariedade do infrator; II – dolo ou culpa; III – valor e utilidade de bens atingidos; IV – grau de ofensa.

    Art. 120 – As penas constantes dos incisos I, II e III do art. 117 serão aplicadas pelo Presidente do Colegiado do Curso em que estiver matriculado o aluno, com exceção do previsto no art. 121.

    Art. 121 – A aplicação das penas de suspensão por mais de trinta dias e de eliminação (desligamento) competirá ao Reitor, após processo previsto neste Regulamento, e da mesma caberá recurso, com efeito suspensivo, ao Conselho Universitário.