Últimas Informações oficiais do vendaval registrado em Chapecó no fim da tarde desta sexta-feira:

Últimas Informações oficiais do vendaval registrado em Chapecó no fim da tarde desta sexta-feira:

19 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  

    Gabinete: Prefeito Luciano Buligon percorre a cidade para verificar os estragos, acompanha a situação e orienta os encaminhamentos. Irá decretar hoje Situação de Emergência. Prioridade: mobilidade com a desobstrução das ruas, restabelecimento da energia elétrica (Celesc), situação das unidades de saúde e colégios. Alerta para fios de alta tensão. 
     
    Intensidade dos vento: No Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, 120 km/h. Árvores arrancadas ou quebradas em diversos pontos do Município. Decoração natalina comprometida, principalmente na praça central e super postes. 
     
    Corpo de Bombeiros – Até as 21h30 (18-12), 43 bombeiros militares envolvidos no atendimento. 466 famílias auxiliadas com lonas. 4.300 metros de lona distribuídos. 27 árvores retiradas de cima de veículos, fiação e vias públicas. 
     
    Energia Elétrica: Trabalha com equipes de toda a região para restabelecer o fornecimento de energia elétrica para 100% dos consumidores até o final da tarde deste sábado. Na área central, objetivo é concluir o trabalho até o meio dia. No momento, 4.000 unidades ainda estão sem luz em Chapecó. 
     
    Logo após o vendaval: 85% do município ficou sem energia elétrica. Formação de equipes de emergência para recuperação. Parte da rede desligada preventivamente. Comunicações: telefone, sinal de TV, rádio e internet, comprometidos. Emissoras de rádio AM, Chapecó 1330 e Super Condá 610 sem sinal e sem previsão de retorno. 
     
    Serviços Urbanos e Infraestrutura: – Central de Emergência instalada. Telefone: 3319-3600. Equipes trabalham na desobstrução de vias, remoção de árvores, galhos, placas de identificação de ruas e sinalização viária que foram arrancadas. O maior prejuízo foi diagnosticado na vegetação em espaços públicos. Equipe de técnicos e engenheiros e a estrutura de máquinas à disposição. 
     
    Espécies prejudicadas: Guapuruvu, Tipuana, Jacarandá-Mimoso, Jambolão, Sibipiruna.
     
    Defesa do Cidadão – Acompanha equipe de apoio da empresa responsável pelos semáforos no trabalho de restabelecimento de 12 equipamentos. Alguns serão substituídos. Interrompida rua Benjamin Constant, próximo á esquina com a rua Porto Alegre, em função de árvore caída. 
     
    Saúde: Unidade Norte atingida. UPA, danos nos vidros e forro da parte externa. HRO – áreas da ressonância e tomografia com água sob os equipamentos (Bombeiros socorreram com lonas); PS, árvores caíram sobre carros estacionados; Hospital da Criança (HC) – vidros da cozinha estourados. Vítimas: apenas uma mulher e um homem atendidos no PS, sem gravidade. Atendimento normal na UPA e PA da Efapi.
     
    Assistência Social: Central de Resgate Social. Fone à disposição: 8401-4490.
     
    Educação: Escolas destelhadas. Secretaria providenciando levantamentos.

    Prefeitura de Chapecó