Pancadas de chuva, temporais e ciclone devem marcar final de semana em SC

Pancadas de chuva, temporais e ciclone devem marcar final de semana em SC

11 de novembro de 2022 Off Por Editor



  • Instabilidades atmosféricas e o calor mudam o tempo no Estado

    Nesta sexta-feira (11), a presença de instabilidades atmosféricas combinadas a disponibilidade de calor e umidade provocam pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados para as regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí.

    Já na Grande Florianópolis e no Litoral Sul, a chuva chega entre o final da tarde e noite de hoje. As temperaturas devem chegar aos 27°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte e variam entre 18°C e 24°C no restante do Estado.

    Final de semana deve ser de sol e instabilidade

    Sábado (12)

    A umidade vinda do oceano mantém o dia com variação de nebulosidade do Litoral aos Planaltos. Nas demais regiões, o amanhecer terá predomínio do sol e tempo estável. Entre a tarde e a noite, a aproximação de novas áreas de instabilidades combinadas ao calor e a umidade vindas da região amazônica provocam pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo e o Meio-Oeste. As temperaturas chegar aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, ficam em torno dos 24°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 29°C nas demais regiões.

    Domingo (13)

    A formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai ao longo do domingo intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina, o que favorece a ocorrência de chuvas em todo o Estado. A chuva inicia no Extremo Oeste, ainda na madrugada, e se propaga para as demais regiões ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de temporais, com raios, rajadas de vento e queda de granizo.