Polícia Federal realiza operação contra o tráfico de animais silvestres e exóticos em SC

Polícia Federal realiza operação contra o tráfico de animais silvestres e exóticos em SC

25 de novembro de 2022 Off Por Editor



  • Quatro mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Criciúma

    Uma operação conjunta da Polícia Federal e a Polícia Militar Ambiental, deflagrou, nesta manhã de sexta-feira (25), uma ação policial para combater o tráfico de animais silvestres e exóticos em Lages. Quatro mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Criciúma e estão sendo cumpridos na cidade da Serra Catarinense.

    A investigação foi instaurada neste ano por denúncias e monitoramentos de redes sociais, onde foi identificada a possível existência de uma associação criminosa. De acordo com a polícia, o grupo atua na comercialização de animais, como cobras, aranhas e pássaros, por meio da internet.

    O inquérito identificou que alguns dos animais vendidos, além de pertencerem a espécies exóticas cuja introdução no país é proibida, também se encontram em risco de extinção em seus habitats originários. Indícios ainda indicaram que os animais seriam enviados por meio de caixas de papelão, despachadas para outros estados da federação, em condições inadequadas e degradantes.

    As investigações também demonstraram indícios de possível participação de um profissional de medicina veterinária, o qual pode vir a ser indiciado como um dos co-autores dos delitos. Segundo a polícia, os investigados, além da possibilidade de receber multas, poderão ser indiciados pela prática dos crimes de maus tratos de animais, receptação qualificada e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 12 anos de prisão. A Polícia Federal informou que o inquérito policial segue em curso.