Duplicação da BR-282 pode ter início daqui dois anos, aponta DNIT

Duplicação da BR-282 pode ter início daqui dois anos, aponta DNIT

18 de abril de 2023 Off Por Editor



  • De acordo com o DNIT, obra pode estar pronta até 2035

    Nesta terça-feira (18), uma reunião conjunta entre empresários catarinenses ligados às associações empresariais e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) discutiu as prioridades para a duplicação da BR-282 entre os municípios de Lages e Paraíso.

    Da reunião saíram todos com uma missão: fazer um documento que contenha as prioridades para trabalhar com os pontos mais críticos e trabalhar juntos para a realização. Segundo o superintendente do DNIT, Allyson Rodrigo de Andrade, se tudo ocorrer como esperado, a obra deve estar pronta até 2035. Além disso, Andrade explicou que o projeto deve ser licitado ainda este primeiro semestre.

    “É um projeto longo de 1.400 dias, com custo de 38 milhões e demorará quatro anos para ser realizado o projeto executivo. Daqui a dois anos podemos começar a ter obras em alguns lotes”, explicou Allyson. Após o projeto pronto, inicia uma nova fase, que é a de ir atrás de recursos para a execução da obra.

    O vice-presidente Regional do Extremo Oeste da Facisc, Maikel Frey, vice-presidente do Oeste da Facisc, Milvo Zancanaro, o presidente da Acic Chapecó, Lenoir Broch, diretor executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Jorge Luis de Lima, e as consultoras Márcia Tonet e Aline Ghisi participaram da reunião que também falou de outras obras, inclusive da BR-470.

    Ponto mais crítico da BR-282

    As lideranças presentes na reunião chegaram a um consenso em relação ao ponto mais crítico que é o trevo do Irani, no entroncamento das BRs 282 e 153. Atualmente a BR-282 tem obras de manutenção em diversos pontos para a realização de melhorias e revitalização que vão aliviando os gargalos.

    O próximo passo é avaliar junto com as associações e entidades os pontos mais necessários. “Vamos formatar um documento com as informações sobre a duplicação com os trechos mais importantes”, explica Zancanaro.

    Segundo o presidente da Acic Chapecó, Lenoir Brochi, muitas são as prioridade. “Como está tudo atrasado, tudo é emergência”. Pinhalzinho e o Trevo no Irani são os pontos considerados mais críticos, depois será Maravilha. Brochi ainda afirma que a BR 470 é tão importante para o Oeste quanto para as outras regiões. “A nossa produção precisa ser escoada pela 470”.

    Jorge Luis de Lima, diretor executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) destacou o que estado precisa. “Precisamos ter uma rodovia duplicada do oeste ao litoral, levar o que produzimos aos portos e ter uma estrada tranquila para o motorista transitar”.