Proteção em altura: SITICOM presente no Workshop da DISAPAR

Proteção em altura: SITICOM presente no Workshop da DISAPAR

2 de novembro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Proteção em altura: SITICOM presente no Workshop da DISAPAR

    Chapecó (26.10.2016) – Buscar mais conhecimentos, aprimorar técnicas, conhecer novas tecnologias e equipamentos visando à proteção dos trabalhadores, fundamentam o Workshop da DISAPAR Suprimentos Industriais. O evento iniciou nesta quarta (26) e vai até sexta (28) nas próprias dependências da empresa, localizada na Avenida Fernando Machado.

    A presidente do SITICOM Izelda Oro, em companhia da Técnica de Segurança do Trabalho do sindicato Elizabete Della Betta, participou do Workshop em seu primeiro dia. A exposição foi feita pelo especialista em proteção contra queda da 3M, Thiago Mesquita. A empresa é líder mundial em proteção contra queda.

    Em um simulador de queda montado no pátio da DISAPAR, Mesquita mostrou como evitar acidentes em altura e, diante da necessidade, como efetuar o seguro resgate da vítima. Para isso, no entanto, são necessários equipamentos perfeitamente adequados ao desenvolvimento da atividade com absoluta segurança. A 3M, disponibilizada, em Chapecó através da DISAPAR, avançados mecanismos que garantem total proteção aos trabalhadores e trabalhadoras.

    O especialista em proteção contra queda simulou acidentes que podem ser fatais. Caso o trabalhador não use ou utilize equipamento inadequado, dificilmente sairá ileso de um acidente. Com o equipamento exposto sendo corretamente utilizado não há a mínima possibilidade do registro de vitima já que ele possui mecanismos, até para auto resgate, que asseguram a integridade física do profissional. Mesmo em condições adversas devido à queda, o trabalhador será sustentado por resistentes fitas de descanso que oferecem certo conforto até o definitivo resgate.

    Mesquita fez duas demonstrações para dimensionar a importância de equipamentos apropriados. Usando fita simples, a queda de 100 quilos de uma altura de 90 centímetros atinge impacto de 1.083 quilos. O trabalhador sofreria lesões graves e poderia ir a óbito. Já utilizando uma fita ABS com redutor de velocidade, uma queda do dobro da altura, 1,80 metros, significará impacto de apenas 389 quilos. O ganho reduz substancialmente as consequências da queda.

    O SITICOM executa permanente programa de vistorias em obras, recomendando e exigindo o uso de equipamentos. Junto ao movimento sindical catarinense, é um dos maiores defensores e incentivadores da proteção coletiva e individual dos trabalhadores e trabalhadoras. Com frequência o sindicato promove cursos de qualificação e requalificação buscando o aperfeiçoamento da categoria. Com iniciativas desta natureza, “promovemos a saúde e protegemos a vida dos profissionais”, explica a presidente Izelda.

    Fotos:
    – Mesquita fez a simulação de acidente mostrando equipamento
    de alta precisão tecnológica
    – Da direita para a esquerda: Gilsom Deoti – técnico de
    segurança no trabalho da DISAPAR, Elizabete, Izelda,
    Mesquita e o engenheiro de segurança da Aurora Odir
    Santin